A noite desta segunda-feira (25) foi cheia de emoções para os participantes do "Ilha Record". Depois que Kaik teve a oportunidade de voltar como Comandante e escolher quem seria o líder do time oposto, Vitória e Kaio, que estão no Exílio, resolveram mexer no jogo, além deles enfrentarem um desafio com comidas exóticas. Caíque Aguiar, que está se tornando um alvo dos participantes ao tentar unir votos contra ex-aliado, usou uma pedra do "colar dos poderes" para se defender do ataque dos exilados.
Escolhidos por Vitória e Kaio para não ocuparem o posto de Comandantes da semana, Raphael e Solange assistiram Caíque usar uma pedra do colar para se livrar desse ataque do Exílio. Sendo assim, a participante que mais promete vingança no jogo, Solange Gomes, assumiu a equipe Esmeralda por decisão de Kaik, que saiu vencedor do duelo e se tornou o Comandante com poderes, mesmo cargo que Caíque usou para indicá-lo ao Desafio de Sobrevivência.
Mariana Rios avisou que os Comandantes precisavam escolher participantes para duelarem com o time rival com pontaria, força, resistência, raciocínio, pontaria e coragem. Ste resolveu fazer corpo mole para continuar no time perdedor, o que causou um pequeno desentendimento entre Solange e Ste. "Mesmo fazendo corpo mole eu não tinha como fazer o que a Solange queria. Mas foi bom, por mais que estivesse me dando irritação, eu parava e escutava ela e assim comia meu tempo", disse a influenciadora.
O segundo desafio aconteceu entre Raphael e Jaciara. Na prova de coragem, eles precisavam comer cinco pratos exóticos, como vísceras com quiabo, coração bovino cru com vinagre e suco de miúdos de frango com rabanete. Jaciara teve o melhor desempenho e garantiu pontos para sua equipe. A rapidez de Jaciara incomodou o adversário, que comentou: "Está todo babado, para fora". "Aqui não é aula de esquenta, é para ganhar prova. Se fosse para entrar pelo olho, ouvido...", falou a baiana.
Mesmo na frente, a equipe de Kaik foi surpreendida pela visita do Guardião e teve a oportunidade de trocar dois jogadores, para a decepção de Fábio, que precisou ir para equipe de Solange Gomes.