A hipnoterapia vem auxiliando em diversos tratamentos contra a ansiedade e depressão, além de ajudar no desenvolvimento de um autoconhecimento. O hipnoterapeuta Michael Arruda explica que a hipnoterapia é um processo terapêutico que alcança diretamente o subconsciente do paciente e direciona seus pensamentos para a causa do problema, tudo isso com a única condição de que a pessoa realmente queira e esteja disposta a passar pelo processo.
"Quem sofre com ansiedade e depressão muitas vezes sabe qual foi o fator que desencadeou esse sintoma, mas quase nunca sabe que, na verdade, o problema começou na infância, com alguma palavra dos pais que desagradou, ou uma queda repentina, ou talvez até um trauma mais forte. Na hipnoterapia, chegamos até essa causa raiz e a ressignificamos bem como resolvemos também as demais causas do problema, como o fator que desencadeou o transtorno", ensina.
Michael Arruda comenta que uma vez que essas origens são resolvidas, a ansiedade ou a depressão já não tem mais razão de existir e a própria mente e o corpo solucionam o problema. Ele acredita que por isso é uma técnica famosa entre personalidades que costumam passar por muitas cobranças. Kate Middleton, Matt Damon, Adele, Katy Perry e Reese Witherspoon já recorreram à técnica.
Adele buscou a hipnose para lidar com o vício do cigarro e a ansiedade. Katy Perry estava passando por um início de depressão após terminar um relacionamento, já Reese Witherspoon queria controlar os ataques de pânico que estava tendo com frequência. Kate Middleton teve Hiperêmese Gravídica, um transtorno caracterizado por náuseas e vômitos em excesso durante a gestação, a hipnoterapia foi recomendada pelo seu médico, para que ela pudesse ter uma gravidez com qualidade de vida.
A técnica da hipnose pode ser utilizada para combater vários transtornos. "Acreditamos que qualquer sintoma desenvolvido ao longo da vida possui uma causa emocional, ou seja, desde que não seja um problema de nascença, o transtorno provavelmente veio de um evento traumático que pode ser ressignificado através da hipnoterapia.", justifica o especialista.
Sendo assim, a hipnoterapia é recomendada para qualquer sintoma desenvolvido durante a vida. Exemplos muito comuns são: dermatites, estresse, transtorno obsessivo compulsivo, distúrbios sexuais, síndrome do pânico, insônia, tabagismo, alcoolismo, etc.
O autoconhecimento e uma melhor inteligência emocional também são ganhos adquiridos com a hipnoterapia, pois ela auxilia no conhecimento dos próprios traumas e bloqueios, e ainda ajuda a resolver diversas questões emocionais de maneira rápida e eficiente. Além disso, o autoconhecimento envolve o uso da autoconsciência e da autoimagem, que podem ser melhoradas através dessa ferramenta.