Helena Fernandes comentou em entrevista ao jornal "O Globo" desta quinta-feira (16), sobre a polêmica cena em que a sua personagem, Lucrécia, faz o autoexame da mama, na novela teen "Malhação Sonhos". Na sequência, parte dos seios da atriz ficam à mostra e um grande bafafá foi criado na internet, principalmente no Twitter.
"Honestamente, nem penso nesse lado da polêmica. Recebi quase 4 mil mensagens lindas na internet falando da cena. Uma garotada muito jovem entendeu de verdade o que a sequência representava. Fora todos os amigos me ligando, mandando mensagem dizendo o quanto a cena foi linda e o quanto foi corajoso da nossa parte, da 'Malhação', colocar aquela atuação no ar. O que computo na minha cabeça é que foi bom. Até entendo a pessoa levar um susto, mas a partir do momento em que você vê o contexto da cena, deixa de ser susto e passa a ser uma coisa bonita. Fiquei orgulhosa em fazer parte de algo tão importante", afirmou a artista, em meio ao outubro rosa - mês dedicado à conscientização da doença.
Perguntada sobre o câncer de mama, Helena revelou que se preocupa com a doença. "Totalmente. O câncer de mama tem isso, o start está em você. Se você está preocupada e ligada no seu corpo, a possibilidade de acontecer é menor. Tenho 46 anos, perdi uma tia há 30 anos. Ela tinha 45, era irmã caçula da minha mãe, e morreu por causa do câncer de mama. Faço exames desde os 27 regularmente. Sou muito vigilante com a minha saúde. Sou do tipo que sugere exame para o médico, sempre tem mais um que eu quero fazer", comentou a atriz aos risos.
Na trama, Lucrécia é vítima do câncer de mama e a artista acredita que a personagem não terá que enfrentar os sintomas da doença. "Agora ela está no processo de negação, não acredita que está acontecendo. Vai ser uma mistura de sentimentos porque ela é uma personagem muito forte, que criou a filha sozinha, muito decidida em relação a suas escolhas e muito rígida. Vai ser um grande abalo para a família porque ela é o alicerce da filha, são só as duas. O câncer é uma doença que assusta muito. E o câncer de mama é algo que mata e mutila muitas mulheres, mas tem prevenção. Por isso é tão importante o autoexame. Acho que vai ser o caso da Lucrécia: ela vai descobrir no início e vai se sair bem", apostou.