O Grammy Latino chega à sua 24ª edição neste ano e os indicados foram revelados nesta terça-feira (19). Entre os vencedores icônicos da premiação, está Xuxa Meneghel, que recebeu duas estatuetas pelo projeto "Só Para Baixinhos". A segunda vitória da apresentadora, que completou 60 anos em 2023, rendeu um momento icônico para a cultura pop nacional.
Xuxa foi a indicada ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum Infantil" por dois anos seguidos. A segunda vitória, no entanto, foi desacreditada por muita gente, até pela própria cantora, que duvidou que receberia a estatueta em sequência.
O improvável aconteceu: no dia 4 de setembro de 2003, a Rainha dos Baixinhos foi premiada pelo disco "Xuxa Só Para Baixinhos 3 - Country". Vale lembrar que esta não é uma categoria restrita a artistas brasileiras e Xuxa estava concorrendo contra um projeto da Disney e a trilha sonora de "Cúmplices de Um Resgate".
No dia seguinte à vitória, aconteceu a coletiva de imprensa do filme "Xuxa Abracadabra" e a apresentadora fez questão de celebrar sua vitória de um jeito ousado. Ela foi ao evento com uma blusa que trazia os dizeres "O Grammy é meu" na frente e "De nuevo" nas costas. Confira o look na galeria de fotos acima!
Em conversa com o Correio do Brasil durante o lançamento de "Abracadabra", Xuxa relatou ter descoberto a vitória através da internet e contou que fez questão de dividir a informação com pessoas especiais.
"Soube que ganhei pela internet. Minha amiga Vavá estava em casa, leu na web e me contou. No mesmo instante, liguei pra minha mãe e disse: 'Leia a internet e depois fala comigo', desligando em seguida. Liguei também para o meu irmão, para o meu amigo Roberto Talma e todos aqueles que eu sabia que estavam torcendo por mim. Fiquei com vontade de acordar a Sasha, mas sabia que ela não entenderia nada", brincou. Na época, Sasha tinha apenas 5 anos.
Xuxa também lamentou que sua categoria não tenha sido exibida ao vivo na televisão, durante a cerimônia principal. "As pessoas não dão valor ao público infantil. Fiquei muito triste, não por mim, mas pelas crianças. Gostariam que tivessem dado destaque ao público infantil. Acho que as pessoas que não noticiaram, não devem ter filhos ou não gostam de crianças. Fiquei muito triste", desabafou.