A Globo decidiu adiar para 2022 a nova temporada de "Malhação", batizada de "Transformação" e que teria Malvino Salvador como pai de uma das protagonistas. Segundo a colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta quarta-feira (7), após a reapresentação de "Viva a Diferença", a emissora carioca irá reprisar outra temporada da trama adolescente estreada em abril de 1995. De acordo com a publicação, a Globo adiou "Transformação" por conta de uma redução de custos. Na semana passada, foi a vez do SBT anunciar que "Poliana Moça" só deve voltar a ser gravada no segundo semestre de 2021 após dispensa de todo o elenco.
Inicialmente, a nova temporada iria começar os trabalhos em março e estrear em maio, mas o cronograma foi alterado em virtude da pandemia do novo coronavírus. Depois se pensou em janeiro e abril do ano que vem e agora "Transformação" não tem mais data certa para ir ao ar. Além de Malvino, o elenco contaria com Marcello Novaes, Regiane Alves e Mel Lisboa, em seu retorno à Globo após 12 anos. A decisão foi passada para atores e direção na noite passada. A nova temporada mostraria a rotina em dois colégios, um particular e um público, e a amizade e namoro entre eles.
O surto de Covid-19 já havia feito a rede carioca a jogar para o ano que vem o retorno das tramas inéditas, cujas gravações foram retomadas após cinco meses, e adiar estreias de quatro tramas previstas para 2020: "Nos Tempos do Imperador", "Além da Ilusão" (ambas na faixa das seis), "Quanto Mais Vida Melhor" (às sete) e "Um Lugar ao Sol" (às nove).
As autoras Priscila Steinman e Márcia Prates, no entanto, seguem escrevendo os 100 capítulos, um número bem menor que as temporadas anteriores, e entregarão todo o material no fim do ano. Para efeito de comparação, "Toda Forma de Amar", que perdeu 25 episódios por conta da pandemia e encerrou gravações às pressas, saiu do ar após 253 dias de exibição. "Vidas Brasileiras" teve 288 e "Viva a Diferença", 213. Só a quarta temporada, exibida entre março a outubro de 1998, ficou abaixo dos 150 capítulos: fechou com 110. Embora tenha adiado a nova "Malhação" a Globo segue estudando as suas próximas novelas, já anunciou remake de "Pantanal" para daqui a menos de um ano e escalou Paolla Oliveira para viver uma dublê em "Cara e Coragem", na fila das sete.
(por Guilherme Guidorizzi)