Ser jurado do Festival de Cannes não deve ser uma tarefa fácil. Em 2014, Gael García Bernal, Sofia Coppola, Jane Campion, Carole Bouquet, Leila Hatami, Jeon Do-yeon, Willem Dafoe, JIA Zhangke e Nicolas Winding Refn são os responsáveis por escolher o grande vencedor da Palma de Ouro entre os 18 filmes indicados na competição.
"Particularmente, essa ideia de ser sério me preocupa. Eu gosto de ver como um jogo. Assistiremos aos filmes no nosso próprio ritmo, estamos aqui para isso", disse Gael na coletiva de imprensa do festival.
Sofia Coppola está animada para as exibições. "Diferentes estilos serão representados e nós esperamos ser surpreendidos. Nós vamos receber as coisas como elas são", analisou.
Jane Campion, presidente do júri, falou de sua relação com a sétima arte. "Nós temos uma grande responsabilidade em nossos ombros. Cinema é a minha vida e minha experiência nesta área me fez a espectadora que sou. Eu sempre acho fascinante tentar entender a visão do diretor sobre o mundo. Para todos nós, filme é a nossa paixão e é isso que vai ditar a forma como reagiremos. Não posso prever nossas reações. Cada filme é diferente, um pode ter um toque delicado, mas todos eles são uma surpresa e vão estimular novas emoções".
Nicolas Winding Refn foi reflexivo ao explicar como serão feitas as escolhas. "Todos nós temos ideias, mas a melhor coisa a se fazer é seguir nossos instintos. Nós conversaremos sobre nossas famílias e depois discutiremos os filmes. No final, nós vamos achar a resposta certa".
Na tarde desta quarta-feira (14), famosas desfilaram seus elegantes looks pelo tapete vermelho e a cerimônia de abertura foi apresentada por Lambert Wilson. Na ocasião, o ator francês dançou com Nicole Kidman.
Veja também:
Blake Lively rouba a cena no tapete vermelho