Do susto sofrido no último final de semana, Francisco Cuoco tirou uma lição. "Temos que ter atenção aos limites do corpo. São coisas fáceis de serem cuidadas para que ele não sofra. Se der uma vacilada, a gente se perde", disse, em conversa com o Purepeople. No último sábado (6), o ator passou mal enquanto se apresentava em São Paulo, com a peça "Uma Vida no Teatro", e teve que ser levado às pressas ao hospital.
Felizmente, a suspeita inicial de Acidente Vascular Cerebral (AVC) não se concretizou. "Foi uma queda de pressão causada pelo calor. A peça dura 1h20 e somos apenas eu e o Ângelo (Paes Leme) em cena o tempo todo. Tem uma movimentação e um desgaste muito grande", conta. "Acho que abusei um pouco. Se eu tivesse me hidratado mais, acho que não teria acontecido", completa.
Segundo Cuoco, ele ainda tentou prosseguir com a peça, mas percebeu que não aguentava mais. "Estava com suadouro e uma sensação ruim. Falei com o público que precisava de um tempo para me recuperar e saí. Ainda quis voltar, mas a produção achou melhor não", relembra. "Não cheguei a desmaiar. Logo depois que saí do palco, tratei de deitar logo no chão para levar sangue à cabeça e evitar o apagão".
O ator garante estar recuperado e quem quiser conferir a sua atuação na peça, já poderá fazer no próximo final de semana. "Na sexta-feira, recomeço a todo vapor", disse, animado. Para Cuoco, o fato de ele ter uma vida ativa ajudou na recuperação. "Sempre joguei futebol. Quando machuquei o joelho, passei a frequentar academia todo dia. Para esse papel, que exige agilidade, tive que perder peso. Foi graças a isso que os exames deram todos negativos e me dispensaram para voltar pra casa".
Aos 80 anos, ele diz lidar bem com a idade e com diferença para sua mulher, a estilista Thais Rodrigues, de 26. "Sou muito tranquilo em relação a isso. Estamos juntos há quase quatro anos e nos entendemos muito bem. Mais que idade, o importante é estar bem. Temos que dar conta da felicidade que nos rodeia, está ao nosso alcance e ficar satisfeito com isso", analisa.
Cuoco estreou a peça "Uma Vida no Teatro" em junho com casa cheia e foi prestigiado por vários artistas na ocasião. "O texto é muito bonito. As pessoas se divertem e se emocionam. Em cena, lembro muito das pessoas com quem trabalhei. Sérgio Britto, Mário Lago, Paulo Gracindo, Procópio Ferreira. Viver com eles ajudou a montar o foco da peça. Ela é um pouco o resumo de cada um deles. A pessoa sozinha, casada com o teatro", resume.
(Por Anderson Dezan)