Depois de tantos desentendimentos e algumas mortes na família, Afrânio (Antonio Fagundes) e Iolanda (Christiane Torloni) ainda podem ter um final feliz juntos, na novela "Velho Chico". Os dois se reencontram em Salvador, após um show da cantora - que a essa altura terá abandonado a fazenda e decidido retomar sua carreira - em uma cena parecida com outra da primeira fase da trama, em que Afrânio deixa uma rosa para Iolanda no camarim.
De acordo com a coluna Telinha do jornal "Extra", tudo acontece no penúltimo capítulo, previsto para ir ao ar no dia 29 de setembro. O coronel fica mentalmente desequilibrado morte de Encarnação (Selma Egrei) e de Martim (Lee Taylor), além do fim de seu casamento. Se sentindo solitário, ele se joga no rio, tentando alcançar o filho no Gaiola Encantado, e depois de passar um tempo submerso, ressurge transformado, deixa a peruca e adota um visual mais sóbrio. "Em seus traços e olhar não se vê vestígios do coronel Saruê", indica o roteiro.
Iolanda pede que Afrânio volte para ela
Renovado, Afrânio vai atrás de Iolanda em Salvador e assiste ao show dela, assim como fez há mais de 30 anos. Só que desta vez o fazendeiro é tomado pela tristeza e arrependimento e olha ao seu redor, sentindo os anos de sua vida que passaram. "Agora é tarde, Afrânio. Você perdeu tudo... uma vida inteira jogada fora... e o resto dela para se arrepender disso", ele comenta consigo mesmo, saindo da casa noturna para orla, com a rosa que não teve coragem de entregar ainda em suas mãos.
Nesse momento Iolanda o chama e ele para, mas de costas. Sem saber direito o que dizer, ela o vê fazer menção de ir embora, sem sequer olhar para trás, e pede: "Afrânio... por favor... volta pra mim". "Esse Afrânio que você procura morreu, Iolanda!", ele responde, sem se virar. E a cantora insiste: "Então me dê ao menos a chance de dizer adeus!". Afrânio nesse momento se vira e estende a rosa. O capítulo termina com o olhar emocionado dos dois.
(Por Samyta Nunes)