Os últimos capítulos da novela "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada" vão ser marcados por uma sequência de mortes. Depois de Joquebede (Denise Del Vecchio) perder a vida em cena que comoveu a web, outros personagens não vão conseguir alcançar Canaã, a Terra Prometida. Josué (Sidney Sampaio) fica viúvo de Ana (Tammy Di Calafiori) e perde ainda o pai de criação, Arão (Petronio Gontijo). Moisés (Guilherme Winter) lamenta ainda a perda da irmã, Miriã (Larissa Maciel), e do marido dela, Hur (Floriano Peixoto).
"Os Dez Mandamentos" está em reexibição em 2023 na faixa das 15h30 e já em sua reta final, mas não é possível cravar quando essas cenas irão ao ar. A sucessora, "A Terra Prometida" tem reestreia marcada para 2 de outubro. Antes das mortes de Arão, Hur, Ana e Miriã, alguns vilões vão encontrar o merecido castigo.
Os primeiros a sucumbirem são Corá (Vitor Hugo) e a mulher, Bina (Kátia Moraes), Datã (Bruno Padilha) e sua segunda mulher, Ada (Camila Santanioni), a quem Zípora (Giselle Itié) deu uma surra, e Abirão (Sandro Rocha). Todos eles e outros 250 hebreus e egípcios perdem a vida quando Deus castiga-os provocando a abertura da terra. Ao Purepeople, Alexandre Avancini, diretor-geral do folhetim, definiu a sequência como "um espetáculo".
Logo após a morte dos revoltosos, Hur admira Miriã - curada da lepra por intervenção divina - cantando sobre o céu estrelado. Alguns dias mais tarde, ambos morrem para tristeza do libertador e sua mulher. Passadas quase quatro décadas, outros três falecimentos são revelados: Ana, cuja causa do óbito torna-se uma incógnita, Zelofeade (Felipe Cardoso) e Abigail (Bianka Fernandes).
O futuro guia do povo hebreu acaba recordando os momentos felizes que viveu com a filha de Apuki (Heitor Martinez) e é consolado por Moisés. Depois de novas passagens de tempo, Arão declara, quase sem forças, seu amor para Joana (Rayanne Morais) e depois se despede da família. Emocionada, a hebreia afirma não ter condições de viver sem o marido. O irmão de Moisés sobe ao monte Hor e lá perde a vida.
Já no reino Moabe, os filhos de Balaque (Daniel Alvim) também falecem, lembrando ao rei a maldição proferida por Balaque (Leonardo Vieira). E em Hesbom, Lemuel (Ricardo Vandré) revela que Leila (Juliana Didone) é a mãe de Baraquias (o nome ator não foi divulgado) antes de morrer.