O sofrimento de Leila (Juliana Didone) ainda vai durar muito tempo, nos últimos capítulos da novela "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada". Depois de ter sido sequestrada por um grupo de homens, ser comprada como escrava por Rishon (Roney Vilela) e ver o filho recém-nascido roubado pelo vilão, a hebreia só descobre que Baraquias (o nome do ator não foi divulgado) é o seu caçula após uma passagem de tempo de mais de 38 anos na trama bíblica da Record.
A novela de Vivian de Oliveira vem sendo reprisada na íntegra desde 2022 e em 2 de outubro de 2023, sua substituta, "A Terra Prometida", reestreia na faixa das 15h30. Não é possível, contudo, definir quando essas cenas vão ao ar.
Quem revela a identidade do também filho de Gahiji (Fernando Sampaio) é Lemuel (Ricardo Vandré), que comprou o então bebê de um mercador e o apresentou como sendo seu herdeiro com Siloé (Monalisa Eleno). Ao dar à luz, a jovem desmaiou e não viu que seu filho já nasceu morto.
Assim, acredita que é mãe biológica de Baraquias. A ideia de enganá-la nunca agradou, não custa lembrar, Adira (Rayana Carvalho), também comprada como escrava por Rishon. Um pouco antes da passagem de mais de três décadas, Siloé diz para a viúva de Uri (Rafael Sardão), morto na 10ª praga a atingir o Egito, que ela é uma segunda mãe para Baraquias.
Com a criança nos braços, Leila se emociona. Depois de muitos anos anos, a mãe de Bezalel (Igor Cosso), com quem Deborah (Pérola Faria) se casou, se desespera ao ver Lemuel passando mal. Pressentindo sua morte, ele pede para ver o filho de criação. Já à beira da morte, Lemuel recebe o perdão de Leila após contar que Baraquias é o agora jovem roubado ainda bebê por Rishon.
Vários personagens vão perder a vida na reta final da novela bíblica. Corá (Vitor Hugo), Datã (Bruno Padilha), Abirão (Sandro Rocha) e Ada (Camila Santanioni) morrem ao serem engolidos pela abertura da terra, provocada pela ira de Deus. Alexandre Avancini, diretor-geral da trama classificou a cena como "um espetáculo".
Logo depois, Miriã (Larissa Maciel) e Hur (Floriano Peixoto) perdem a vida, bem como Ana (Tammy Di Calafiori). No reino Moabe, após a passagem de tempo, Balaque (Daniel Alvim) se desespera com a morte dos filhos. Por fim, Arão (Petronio Gontijo) também sucumbe.