O último capítulo da novela "Além da Ilusão" vai revelar algo chocante a respeito de Mariana (Carol Romano) e sua avó, que nunca é vista, apenas citada. A revelação vem à tona após a jovem formar uma sociedade com Manuela (Mariah da Penha) para montar uma confeitaria. E ainda no último capítulo, Joaquim (Danilo Mesquita) se regenera e salva a vida de Davi (Rafael Vitti), permitindo ao mágico o merecido final feliz com Isadora (Larissa Manoela).
Só no último capítulo, no ar dia 19, é que o público descobre que a avó de Mariana já morreu e ela mantém o esqueleto da idosa sentado no sofá de sala. "Chamavam a coitada de maluca, mas no fim das contas é só uma mocinha carente", diz sua sósia, antecipa o colunista André Romano, do "Observatório da TV".
Um pouco antes, Mariana e Manuela chegam a um acordo sobre a sociedade, mas antes a garota tira satisfações com a filha de Constantino (Paulo Betti). "Arminda (Caroline Dallarosa), como você é sem educação. Minha conversa não é com você. É com a Manuela", fala na história de época, cujo resumo da última semana você lê aqui.
"Quero propor sociedade. Assim como Inácio, também fiquei rica de repente e não desejo ficar ociosa. Pensei em abrir uma confeitaria. Eu entro com o dinheiro, você com as receitas e simpatias. O que me diz?", propõe Mariana, agora se dirigindo a Manuela, na novela que dará lugar a "Mar do Sertão" (conheça alguns atores nascidos no Nordeste que estão no elenco).
"Eu, sócia de uma loja de doces e salgados? Vai ser sociedade justa, né? Cinquenta, cinquenta! Comigo ela vai andar na linha! Vamos acertar no papel, lavrar em cartório? Aí eu topo!", afirma a irmã de Augusta (Olívia Araújo).
Também nos capítulos finais, Joaquim vai se revoltar com Úrsula (Bárbara Paz) ao descobrir que ela não é sua mãe biológica e que o raptou quando bebê. Depois, o vilão ganha a ajuda de Margô (Marisa Orth) para enfim conhecer a mãe de sangue.