![](https://static1.purepeople.com.br/articles/5/35/57/65/@/4074478-joaquim-vai-se-arrepender-de-seus-crimes-580x326-2.jpg)
![Últimos capítulos de 'Além da Ilusão': Joaquim faz séria acusação após morte de Abel e Úrsula reage](https://static1.purepeople.com.br/articles/5/35/57/65/@/4074478-joaquim-vai-se-arrepender-de-seus-crimes-100x90-2.jpg)
![Joaquim vai se arrepender de seus crimes e culpar Úrsula, na reta final da novela 'Além da Ilusão'](https://static1.purepeople.com.br/articles/5/35/57/65/@/4074478-joaquim-vai-se-arrepender-de-seus-crimes-100x90-2.jpg)
![Úrsula matou Abel, mas será Joaquim quem acaba preso, na reta final da novela 'Além da Ilusão'](https://static1.purepeople.com.br/articles/5/35/57/65/@/4074481-ursula-matou-abel-mas-sera-joaquim-quem-100x90-2.jpg)
![Joaquim vai ajudar Úrsula a se livrar o corpo de Abel, na reta final da novela 'Além da Ilusão'](https://static1.purepeople.com.br/articles/5/35/57/65/@/4074484-joaquim-vai-ajudar-ursula-a-se-livrar-o-100x90-3.jpg)
![Joaquim se desespera ao ser preso acusado de matar Abel, na reta final da novela 'Além da Ilusão'](https://static1.purepeople.com.br/articles/5/35/57/65/@/4074487-joaquim-se-desespera-ao-ser-preso-acusad-100x90-2.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Nos últimos capítulos da novela "Além da Ilusão", Joaquim (Danilo Mesquita) vai acusar Úrsula (Bárbara Paz) por ter entrado no mundo do crime. Filho de criação da vilã, que o roubou ainda bebê, o marido de Isadora (Larissa Manoela) chega a ser preso pelo assassinato de Abel (Adriano Petermann), morto por Úrsula.
Convém lembrar, porém, que Joaquim ajudou a vilã a se livrar do corpo do chantagista, na novela que exibe o último capítulo dia 19 - confira aqui os principais finais da trama. Após o tempo na cadeia, o rival de Davi (Rafael Vitti) resolve largar o mundo do crime.
"Me incentivou a dar o golpe do baú na Isadora, a roubar a tecelagem do padrinho, dizendo que dinheiro era a coisa mais importante da vida. Por sua culpa, fiz coisas horríveis e nunca mais tive uma noite de sono tranquila na vida", dispara o crápula, no folhetim que dará lugar a "Mar do Sertão" (descubra aqui alguns detalhes da nova novela das seis).
A informação é do colunista André Romano, do "Observatório da TV".
+ confira o resumo da penúltima semana de 'Além da Ilusão'
Surpreendida por Joaquim, Úrsula tenta apaziguar a situação e controlar o filho, embora o alerte: "Joaquim, nem mais uma palavra na frente dessa mulher (Margô, Marisa Orth). Está desorientado, não está pensando friamente. Pode se arrepender do que diz. Vamos pagar, meu querido, nós dois: porque nunca te obriguei a nada".