Samara (Paloma Bernardi) não vai suportar ver a morte do pai, na última semana da novela "A Terra Prometida". O líder tribal perde a vida ao defender a filha Aruna (Thais Melchior) de ataque de soldado cananeu, no antepenúltimo capítulo do folhetim bíblico. E esse ataque só é possível porque a vilã se alia ao oficial para tentar, novamente, se livrar da meia-irmã.
Ao saber que Aruna sobreviveu à flechada de Tobias (Raphael Vianna), em plano elaborado por ela, Samara fica assustada. E quando descobre que o irmão morreu executado por Adonizedeque (Mário Frias), a filha de Léia (Beth Goulart) ofende a mocinha, acusando-a de ser responsável pela execução. Logo em seguida, encontra um cananeu e decide promover um encontro dele com Aruna para que o soldado a mate. Ingênua, a mocinha acredita nas boas intenções de Samara, a acompanha e só escapa da morte graças ao pai. Ao ver que o pai morreu, a vilã passa a vagar pelo Gilgal, dando sinais de loucura. Tudo isso acontece depois que Deus lança pedras de fogo sobre o exército de Jerusalém.
Após uma passagem de 10 anos, a cunhada de Josué (Sidney Sampaio) é encontrada em caverna praticamente sem vida por Zaqueu (Ricky Tavares), como antecipou, o Purepeople em novembro. "Me perdoa por todo mal que eu fiz pra você e pra Chaia (Juliana Boller) (...). Se quer mesmo me ajudar, então me perdoa e leve esse recado para minha mãe, pra Aruna e pra Josué", diz, perdendo as forças, aponta o roteiro entregue aos atores. Logo em seguida, Samara morre.
Atendendo um pedido de Léia, a assassina de Abel (Edu Porto) tem um enterro reservado e a matriarca se lamenta por suas atitudes. "Fico pensando como tudo poderia ter sido diferente se tivéssemos tomado decisões acertadas no passado", diz a viúva de Quemuel. Amparada por Aruna, a quem sempre maltratou, a matriarca completa: "Apesar de Samara já estar desaparecida há muitos anos, no fundo eu tinha a esperança de que ela voltasse...".
(Por Guilherme Guidorizzi)