A "Sessão da Tarde" desta sexta-feira, 29/03, exibe a animação clássica "Shrek 2". Dublado originalmente por Mike Myers, no Brasil, o personagem ganhou a voz do saudoso humorista Bussunda, integrante do "Casseta & Planeta", falecido em 2006.
No entanto, Bussunda não foi a primeira escolha do estúdio DreamWorks para dublar Shrek. O humorista foi escalado de última hora por conta de uma estratégia de marketing. Quem conta a informação é o icônico dublador Mauro Ramos. Com 35 anos de carreira, ele também trabalhou em outras animações clássicas, como "Toy Story" e "Monstros S.A.".
"Eu tinha sido escolhido para fazer o Shrek no primeiro filme. Dublei o filme inteiro e a distribuidora resolveu fazer uma jogada de marketing, que é um direito que ela tem, resolveu utilizar um ator em evidência e chamou o Bussunda para dublar", conta Mauro, em entrevista ao G1. Na época, Bussunda já estava com a cabeça raspada e a semelhança física com Shrek também foi um fator primordial para a escolha.
Mauro só descobriu que havia substituído quando o filme já estava dublado por Bussunda, no entanto, ele garante não ter ficado chateado. "O ator, sendo ele registrado, se a voz for conveniente e ele fizer o trabalho da melhor forma possível, eu não vejo por que não ser chamado. Ficou uma situação meio chata, porque não me avisaram. Mas isso foi uma coisa da distribuidora, da casa de dublagem", completou.
Com a morte de Bussunda, Mauro foi novamente convidado para dublar Shrek e deu voz ao personagem nas sequências "Shrek Terceiro" e "Shrek para Sempre".
"No terceiro, fomos chamados para fazer teste. O pessoal lá da Dreamworks, nos Estados Unidos, disse: 'Já não tinha escolhido o cara? Então vamos chamá-lo para fazer'. E foi isso o que aconteceu", conta Mauro, ainda ao G1.
A "Sessão da Tarde" será exibida na TV Globo a partir das 15h25, logo após a reprise de "Cheias de Charme".