Alexandre Pessoal, filho do cantor Erasmo Carlos, teve morte cerebral confirmada por amigos próximos na noite desta terça-feira (13). O músico, de 40 anos, sofreu um grave acidente de trânsito na madrugada de quarta-feira (07), no Rio de Janeiro, e foi hospitalizado. Desde sábado (10), ele estava em coma induzido no hospital Barra D'Or, na Zona Oeste da cidade.
Por volta das 18h30 desta terça-feira (13), os integrantes do grupo Fica Comigo informaram aos fãs que aguardavam por más notícias. Em um post publicado na página oficial do Facebook, eles diziam: "Infelizmente, estamos aguardando o pior. Se ele tiver que ir, pelo menos, sabemos que ele irá em paz. Desculpem não dar mais detalhes, mas também não sabemos. Estamos a caminho do hospital e de lá daremos maiores informações".
Poucas horas depois, outros parceiros do meio musical começaram a se manifestar. Luiz Lopes, guitarrista de Erasmo Carlos, anunciou também na rede social que o show marcado para esta noite, em Brasília, foi cancelado.
"O filhote do Tremendão está numa situação muito difícil. Não vai mais rolar o show em Brasília. Estou mandando minhas orações e positividades!", escreveu, sendo questionado por amigos sobre a morte cerebral do cantor: "Sim. É hora de cuidar de quem está por aqui", escreveu o músico, referindo-se aos familiares do amigo. "Vamos confortar o nosso amigão. Vou ficar de luto no meu aniversário", acrescentou Luiz Lopes, após agradecer as lembranças pelo seu aniversário no Facebook.
No Twitter, amigos de Alexandre também lamentaram a notícia. "Valeu, xará. Sentiremos sua falta", escreveu o empresário Gustavo Gugu. "Infelizmente não resistiu e já deixa saudades", comentou a produtora cultural Patrícia Mello.
André Henrique, produtor do cantor Erasmo Carlos, no entanto, pediu aos amigos de Alexandre para que fizessem uma forte corrente: "Como o médico nos disse agora à noite: 'Há um fio de esperança'", declarou nas redes sociais por volta de 1h15 da madrugada. Ele também estava em Brasília com a banda de Erasmo, e voltou para o Rio de Janeiro após ter notícias da piora do músico.
Estado 'gravíssimo'
Nesta terça-feira (13), a assessoria do cantor divulgou um boletim atualizado com o estado de saúde de Alexandre após as notícias de sua morte cerebral se espalharem. Segundo relatório médico assinado pelo neurocirugião José Alberto Landeiro, a pressão intracraniana aumentou, seguida por alterações nas pupilas (se encontravam fixas e dilatadas). Uma tomografia ainda revelou uma hemorragia cerebral e hidrocefalia (acúmulo anormal de líquido ao redor do cérebro). O quadro foi definido como "gravíssimo".
Ainda de acordo com o documento, o músico se encontra com os sinais vitais preservados através de ventilação externa e medicação.
Na segunda-feira (12), o quadro clínico de Alexandre chegou a apresentar melhora. Sua febre tinha sido controlada e a pressão craniana estava em um nível satisfatório. Nesta terça-feira, no entanto, a situação piorou.
Acidente de moto
Alexandre caiu de sua moto, uma scooter, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, após sair da casa do pai na madrugada de quarta-feira (07). Com o impacto, o filho de Erasmo sofreu traumatismo craniano e perfuração no pulmão. Um taxista que passava pelo local do acidente o socorreu e o levou para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, no mesmo bairro.
De lá, o músico foi transferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, e, depois, para o Hospital Barra D´Or. No sábado (10), ele entrou em coma induzido. "Força meu filho... Seu pai estará sempre com você", escreveu Erasmo, no mesmo dia, no Twitter.