Em tratamento contra um câncer de mama, Ana Furtado teve a companhia da filha, Isabella, de 11 anos, durante a quarta sessão de quimioterapia. "Ontem foi a primeira vez que Bella me acompanhou numa sessão de quimio. Fez questão de me dar carinho e cuidar de mim. Seu amor me fortalece, filha. Meu coração transborda alegria e gratidão", disse em seu perfil no Instagram, nesta terça-feira (24). Exemplo de força e confiança, a jornalista fez uma reflexão a respeito da vida e publicou um vídeo motivador na web no fim de semana: "Agradeça a sua vida. A vida não tem replay. Aproveite ao máximo. Valorize cada pequena coisa do seu dia a dia. Muita saúde e seja muito feliz".
Recebendo energia positiva e apoio dos seguidores, Ana mostrou que o diagnóstico da doença gerou aprendizado. "O futuro pode ser desejado, mas não está escrito... E tudo o que acontece tem um propósito maior. O câncer não é mais o meu vilão. Ele se tornou o meu professor. E como boa aluna que sempre fui tenho aprendido cada lição com a sabedoria que nem eu sabia que possuía. Se abra para se redescobrir, se reconectar consigo mesmo e reaprender a viver. Essa tem sido uma oportunidade extraordinária para me amar e me conhecer cada dia mais". A artista ainda contou que não se considerada uma "paciente": "Decidi que não sou apenas uma paciente: tenho minha identidade, individualidade, minha força e vontade de viver e preciso que elas sejam meus guias nessa jornada. Estou presente e ciente de cada decisão dos meus médicos. E isso tem sido fundamental pra mim. Me sinto no controle em direção à minha cura. Isso me fortalece e me dá a certeza de que cada escolha, cada decisão é assertiva", afirmou recentemente.
Em outra ocasião, Ana disse que também está fazendo a crioterapia para evitar queda de cabelo. "Trata-se de uma técnica que utiliza uma touca recheada com gel térmico, atingindo temperaturas negativas (-10º, no meu caso). Esse resfriamento no couro cabeludo é muito doloroso, mas reduz a quantidade de quimioterápicos que chegam até os bulbos capilares, diminuindo a queda de cabelos. Antes, é preciso encharcar a cabeça para depois colocar a touca. Foram 4 horas e meia com o equipamento na cabeça: meia hora antes do início da quimio e 2 horas após o término dela. É difícil, mas, até agora, eficiente. Só tenho a agradecer a todos os médicos pelas orientações, apoio e carinho comigo".
(Por Patrícia Dias)