Na luta contra o câncer de mama, Ana Furtado realizou sua 4ª sessão de quimioterapia nesta segunda-feira (23). Em seu Instagram, a apresentadora do "É de Casa" falou da nova etapa e se mostrou otimista. "Hoje é dia da minha quarta sessão de quimioterapia, ou melhor, 'menos uma', como prefiro chamá-la. Um dia de cada vez! A cada etapa do tratamento, renovo minha fé e minha certeza de cura. Será mais uma semana de luta, mas o mais importante disso tudo é que não estou sozinha. Tenho ao meu lado o amor de minha família, amigos e tenho esse carinho que recebo diariamente de vocês por aqui. Sou verdadeiramente abençoada", relatou.
Em tratamento, a comunicadora não abandonou a malhação e até aconselhou os fãs, que passam pelo mesmo momento, sobre sua importância. "Sempre considerei atividades físicas como um hábito essencial para ter uma melhor qualidade de vida e quem me acompanha sabe que costumo compartilhar essa rotina de exercícios. Algumas pessoas têm me perguntado se é permitido que eu faça enquanto estou em tratamento quimioterápico e os médicos não apenas não proíbem como também incentivam a prática. Mas é claro que as pessoas são únicas e os organismos respondem de forma distinta a diferentes tratamentos. Então, a primeira coisa é: consulte seu médico. A minha rotina está mais leve. Não é recomendado se exercitar à exaustão porque isso pode vir a comprometer a imunidade e, por consequência, deixar o organismo mais exposto a possíveis infecções. Mas é fato também que me estimula, me faz sentir viva e está contribuindo para reduzir os efeitos colaterais da quimio e o risco de depressão – muito comum em pacientes em tratamento contra o câncer. Assim, sigo com minha rotina de exercícios, respeitando os limites do meu corpo, e com acompanhamento médico constante!", explicou.
Na luta contra doença, a apresentadora também não deixou de curtir férias programadas na França com a família. Acompanhada do marido, Boninho, e da filha, Isabela, ela reforçou seu cuidado a exposição do sol com turbantes, maiôs e chapéus de proteção. "Para quem ficou preocupado sobre a minha exposição solar, quero dizer que estou sendo orientada pelos meus médicos, ficando no máximo 15 minutos no sol/dia com protetor 100 FPS em um horário adequado. Além do maiô com proteção solar, roupas e chapéu com o mesmo tratamento FPS. Agora mais do que nunca valorizo ainda mais cada coisa, cada situação simples do dia a dia. Passear no sol, caminhar ao ar livre, subir escadas, correr... tudo está diferente e mais cansativo, mas é passageiro. Eu confio em Deus que em breve tudo isso será a lembrança dessa lição valiosa de vida que tenho vivido", disse.
(Por Rahabe Barros)