Você está com a data do seu casamento marcada rezando para que não aconteça nenhuma adversidade, talvez esteja pensando em uma cerimônia mais simples e barata ou considerando se jogar no luxo. Só se 'vive' uma vez, não é? De qualquer forma, vale imaginar como pode ser o casamento completo, certo?
Por isso que talvez seja o momento de pensar se o seu casamento será tradicional, clássico ou moderno. Para te ajudar nessa dúvida o Purepeople te revelará dados da Casar.com que apontam os 'rituais' mais famosos que acontecem nos casamentos no Brasil.
Como o casamento se tornou um ponto importante para a sociedade na Idade Média ali essa tradição foi criada. Moças solteiras cortavam um pedaço do vestido da noiva para ter sorte na busca por um marido. No século XVI, na França, essa tradição se adaptou e a noiva passou a jogar o buquê entre as convidadas. Até hoje esse é um dos melhores momentos de um casamento.
Uma tradição que ficou famosa no Brasil é na festa de casamento, após os convidados comerem a sobremesa, os noivos passarem arrecadando dinheiro para a Lua de Mel. Entre os homens, se caso tiver uma contribuição, um pedaço da gravata no noivo é cortada.
"É comum que muitos convidados já tenham contribuído com presentes e, por isso, alguns casais optam por concentrar a arrecadação em cotas para Lua de Mel em seu site de casamento", aponta a especialista Camila Piccini.
É tradicional e muitos casamentos no Brasil que os noivos abram a pista de dança. Normalmente o casal recém-casado escolhe uma música também para ser a primeira dança após a cerimônia. Geralmente é uma música romântica e lenta. Mas, pode ser também uma música animada. De qualquer forma, aí começa a dança para todo mundo.
Assim que o casal chega no salão de festa onde acontece o buffet a pessoa que está ajudando a conduzir o casamento posiciona os noivos próximo a mesa do bolo. Neste momento a família está ao redor e o casal distribui taças de espumante para fazer o brinde e cortar o bolo.
Segundo a pesquisa do site especializado, este é um costume um pouco mais recente. O noivo joga uma caixa de embalagem de uma garrafa de alguma bebida alcóolica entre os homens. A ideia é dar sorte para o convidado que pegar a embalagem assim como a convidada que pegar o buquê da noiva.