Efeito glossy, matte, metalizado, hidratado... Os acabamentos para a boca não acabam por ai! A grande variedade pode gerar dúvidas, mas uma das poucas certezas é que o brilho está com tudo e veio para ofuscar os lábios secos provocados pela textura matte. O maquiador Fernando Torquatto desenvolve as tendências do gloss e aposta: "O glitter, que foi muito moda no outro verão, continua, mas em tons mais calmos. Principalmente em prateado, que está muito presente no glitter." Além disso, o especialista, que foi um dos palestrantes do Veste Rio, ensina como passar batom matte sem falhas. "Uma técnica que faço é usar um lápis cor de boca em um tom mais queimado que o lábio. Faça o contorno, preencha todo o lábio e isso vai dar uma visualização do desenho feito, mostrando se funciona ou não." Em seguida, ele indica: "Tire o excesso para não misturar a massa do lápis com o batom com um lenço umas duas ou três vezes. Com um pincel ou com a própria bala do batom, preencha com o vermelho. Se for aqueles líquidos, só a pontinha já facilita, mas sempre por cima dessa preparação. Fica muito mais prático."
Por serem pigmentos que conversam com outras cores, o prata e o dourado podem ser usados nos olhos, na pele e nos lábios, principalmente se a maquiagem for composta por um tom mais vibrante. "Eles são feitos para usar também em cima dos coloridos, porque acaba sendo neutro. O dourado e prata não são exatamente cores, mas um efeito. E ficam muito bons para neutralizar e usar com um lábio colorido", explica. Para a boca, Torquatto acredita que os derivados do vermelho são as cores mais presentes dentro e fora das passarelas nesse ano. Apesar de virem em diferentes formatos, todos estão acompanhando o mesmo estilo de maquiagem: "São várias manifestações do próprio vermelho, mas em todas elas eu vi sempre com a pele muito leve, quase transparente, que isso, aliás, é um ponto comum em todas as coleções."
Entre as inúmeras maneiras, o vermelho varia do mais forte e preenchido para aquele que é mais suave e menos pigmentado. "Nos lábios, o que temos visto é uma infinidade de acabamentos, principalmente, no vermelho. O tom mais rosado; red lips, que deixa aquele pigmento quase florescente; vermelho matte, como se fosse uma tinta seca e em um tom um pouquinho mais fechado, dando sempre aquela leitura meio retrô que o batom vermelho traz com ar mais romântico; o vermelho só sujando o lábio com a pontinha do dedo; e tem o vermelho também bem hidratado, de gloss", descreve o maquiador, que alerta: "Se for realçar os olhos, tem que ser de uma maneira muito delicada, uma sombra sem muita definição. A boca forte combina com delineador ou uma sombra bem delicada pra dar um acabamento e caprichar na máscara pra cílios."
Na hora de se maquiar, prestar atenção na roupa escolhida é essencial, principalmente se o desejo for utilizar cores fortes como o ultra violet. A dica do Torquatto é fácil: "Às vezes, se você usa um batom que tem a ver com uma roupa mais gráfica, uma coisa mais simples como um vestido mais reto, usar o batom combinando fica moderno." Ainda sobre essa combinação, para não correr o risco de errar, o ideal é não usar cores muito chamativas com cortes de roupa mais elaborados do mesmo tom. "Se você está de babado pink e põe um batom pink, talvez não fique bonito. Então, quando você usa linhas mais retas e simples, o batom pode combinar com a roupa. Você garante um visual de mais bom gosto se você estiver com uma calça pink, a blusa neutra e um batom pink", ensina.
(Por Fernanda Casagrande)