Acompanhando a tendência do iluminador, o efeito glossy traz o glitter para fora do carnaval com toque de brilho e não se limitando aos lábios. Sucesso no início dos anos 2000, o produto voltou com tudo para substituir a textura matte, que tem a aparência seca e opaca, ao dar a sensação de molhado. Seja como sombra ou no lugar do iluminador, o gloss pode ser aplicado sozinho ou em cima de tons metálicos, neutros e cores vibrantes como a tendência usada por famosas. Maquiadora sênior da MAC, Fabiana Gomes conversou com o Purepeople e deu alternativas de produtos para quem quer aderir, mas não curte o grude do gloss.
O uso do gloss em outros lugares do rosto surgiu nas passarelas das grandes marcas durante as semanas de moda espalhadas pelo mundo e começou a aparecer nas ruas. "Isso tem muito a ver com estilo, não só de maquiagem, mas estilo de moda e de vida também. A gente vê, hoje em dia, as pessoas abraçando a individualidade e o desapego com a perfeição, então, é uma tendência que tem tudo para continuar ganhando espaço", aposta Fabiana. Apesar disso, a maquiadora já avisa: "Como a maquiagem não vai ficar perfeitinha e no lugar, para as pessoas que gostam de ter um certo controle essa não é a melhor opção."
A graça da tendência glossy é tirar o produto da boca e passá-lo em outros lugares do rosto. Responsável por algumas maquiagens na Semana de Moda de Paris coleção verão 2018, Fabiana conta que o gloss pode ser usado nas pálpebras e, "no rosto, ele também é usado no lugar do iluminador, no topo da maçã do rosto. Essa é uma ótima opção, (passando) com batidinhas das pontas dos dedos". Apesar disso, ela explica: "É importante prestar atenção na hora de colocar o gloss, especificamente no olho, porque a maquiagem vai viver, vai se movimentar e vai transformar a textura. Para evitar problemas, a dica é colocar uma quantidade menor, só um pouquinho na pálpebra, para você ter mais controle e não escorrer. Se colocar uma quantidade muito grande, corre o risco dele escorrer e ficar feio." Segundo a profissional, "não tem muito como errar ou acertar, já que, por mais que você aplique no centro da pálpebra junto à raiz dos cílios, ele vai vir por toda a pálpebra conforme o seu olho se movimenta".
Fabiana explica que não existe um truque para fixar o produto. Se a ideia é ficar com a make no lugar, não vale a pena aderir à tendência: "As pessoas que são muito apegadas à perfeição do look, da maquiagem, de cada coisa no seu devido lugar e que não gostam muito da ideia do meio borradinho, o gloss não é a melhor ideia." E dá uma dica para se aproximar do efeito glossy: "Você pode usar outros artifícios sem necessariamente usar o produto. Usar um hidratante labial ao invés do gloss, que tem o mesmo efeito, mas sem a sensação grudenta. Ou você pode usar um produto que imita o efeito tipo uma sombra mais brilhante".
(Por Fernanda Casagrande)