Uma mulher ambiciosa, capaz de jogar o próprio namorado nos braços de outra para conseguir subir na vida. Fernanda Machado jamais faria isso no mundo real, mas, na ficção, ela não economizará esforços nas atuações vilanescas de sua nova personagem na TV, a Leila, que começa a ser vista a partir desta segunda-feira (27), em "Amor a Vida". Para moldar as caras e bocas da menina má das nove, a atriz buscou inspiração nas telonas, mais precisamente no filme "Ligações Perigosas".
"Estou me preparando desde outubro do ano passado para esse trabalho. Acho que esse filme tem muito do que ela vai viver na trama, com esse triângulo amoroso, por exemplo", conta a atriz em conversa com o Purepeople, referindo-se aos personagens Thales Brito (Ricardo Tozzi), seu par romântico no folhetim, e Nicole Veiga (Marina Ruy Barbosa), a quem, maldosamente, saberá se passar por melhor amiga, com interesse na herança da pobre órfã.
Além de serem apenas fisicamente parecidas, como ela define, é possível traçar uma semelhança entre Fernanda e Leila. "Ela tem muitas camadas. Acho que a única coisa que temos em comum é a determinação. Mas a minha é para coisas boas", pontua a atriz, que estava afastada das telinhas desde 2011, quando fez uma participação em "Insensato Coração", na pele de Luciana.
De lá para cá, entretanto, a vida de Fernanda não ficou nada parada. A atriz se mudou temporariamente para Los Angeles, gravou dois longas que foram exibidos no Festival de Cannes 2013 - "Confia em mim" e "The Brazilian" - e, de quebra, preencheu o coração com um novo amor. Foi em Los Angeles, durante a gravação de um longa, que acabou não dando certo para a atriz, que Fernanda conheceu Robert Riskin, de quem está noiva.
"Eu o conheci num filme que acabei não fazendo porque tive de fazer uma cirurgia na cervical, o que não foi nada mal. Perdi o filme mas ganhei o amor da minha vida. Se não fosse esse trabalho, eu nunca iria conhecê-lo", comemora.
A história de Fernanda com Robert é bem parecida com o tema central de um dos seus longas, "The Brazilian". O filme conta a trajetória de uma brasileira que deixa o país, se muda para Los Angeles e conhece um rapaz que fica encantado por ela. "É realmente quase a minha história. Brinquei com eles na época: 'Pessoal, não preciso nem de workshop'", relembra, aos risos, a atriz, que já tinha fluência na língua americana quando foi fazer carreira também no exterior.
O foco agora, entretanto, está nos folhetins. O papel na nova novela das nove, que em menos de uma semana já está com grande repercussão entre os telespectadores, foi escrito para Fernanda. "O Walcyr (Carrasco, autorr da trama) já vinha me acompanhando desde 'Alma Gêmea' (2005). Temos esse 'namoro' desde essa novela. Depois ele me chamou para 'Caras & Bocas' e, agora, ele falou: 'Essa personagem é para você'", conta, entusiasmada.
(por Larissa Moggi)