Fernanda Lima fez tanto sucesso ao apresentar o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, na última sexta-feira (6), que foi convidada para revelar ao mundo os finalistas do prêmio Bola de Ouro da Fifa. No vídeo, divulgado nesta segunda-feira (9), Fernanda apresenta os candidatos ao prêmio e ainda confirma a sua presença no evento, que acontece dia 13 de janeiro, na Suíça. Diferente do sorteio, a brasileira não vai dividir o palco com o marido, Rodrigo Hilbert. O escolhido para a função foi o holandês Rudd Gullit, um ex-vencedor do prêmio.
Fernanda Lima virou o assunto mais comentado do sorteio. A apresentadora arrancou suspiros por todo o mundo e o jornal italiano "Corriere dello Sport" fez uma galeria com fotos a chamando de "musa" e "madrinha do Mundial 2014". Já o jornal argentino "La Nación" parabenizou o país sede do Mundial do próximo ano pela escolha da apresentadora. O inglês "Daily Mirror" afirmou que dez pessoas por segundo citaram a atriz no Twitter durante o evento.
Apesar do sucesso de Fernanda ao apresentar o sorteio, ela foi a responsável pelo corte na transmissão do evento no Irã. Segundo o jornal francês "Le Point", o início foi exibido mas a censura entrou em ação ao avaliar o vestido justo e decotado usado por Fernanda. Segundo o site da BBC, quando os telespectadores reclamaram do corte na transmissão, o canal se justificou alegando que "fariam o possível para mostrar o sorteio, mas o vestido da mulher que apresenta o evento não está nem um pouco de acordo com nossas diretrizes".
Após comentários ofensivos postados por internautas iranianos na página do Facebook de Fernanda, usuários da rede social estão pedindo desculpas à apresentadora depois que seus compatriotas a hostilizaram. No Twitter, torcedores criaram uma caricatura da brasileira recebendo um hijab – véu islâmico – durante a premiação. Outra problema envolvendo o sorteio foi a escolha do casal para apresentar o sorteio. De acordo com a "Forbes", a escolha da Fifa foi infeliz. Já que a instituição faz um esforço para combater o racismo, deveria ter optado por Lázaro Ramos e Camila Pitanga, como foi sugerido.
Passadas as polêmicas, a nova "musa da copa" apareceu no vídeo que revela os indicados ao Bola de Ouro com uma roupa mais discreta: camiseta branca e um blazer claro. Entre os candidatos ao grande prêmio de melhor jogador, Messi, do Barcelona, Frank Ribéry, do Bayern de Munique e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.