Fernanda Gentil acaba de completar 29 anos e vive um momento especial na vida desde o nascimento de Gabriel, em agosto, seu primeiro filho com o empresário Matheus Braga. A jornalista tem no bom humor a melhor arma para as dificuldades enfrentadas no início da maternidade, como no momento em que viu o leite secar e recorreu à mamadeira.
Em entrevista à série "Mãe de Dois", do Gshow, a apresentadora esportiva contou que o quadro que comandou no "Esporte Espetacular" a ajudou nos primeiros meses após a chegada do filho. "Eu fiz o quadro 'Mamãe Gentil', então conheci muita gente, ouvi muito palpite, conselho... Não é nem o caos, nem o paraíso que dizem", afirmou ela, que aprendeu a fazer massagem no filho para acalmá-lo.
Sobre a dificuldade de distinguir o choro do pequeno, Fernanda não demora para tomar as primeiras providências: "Na dúvida, chorou, eu troco a fralda, dou a mamadeira e dou banho, pronto! Porque dizem que é ou sujeira, ou 'inhacá' ou fome, então eu faço tudo. Ou eu boto 'Sandy e Junior', porque eu adoro ouvir, gente! (risos)", afirmou a fã da extinta dupla, que prestigiou o lançamento do DVD de Sandy três meses após a chegada do pequeno.
'Meu leite não estava dando vazão', lembra a jornalista sobre amamentação
Um dos momentos mais delicados para Fernanda foi a amamentação. A mamãe de primeira viagem usou as redes sociais para falar sobre o assunto e dar apoio a outras mães que passam pelo mesmo drama. "Os bebês têm que bater o peso do parto em uma semana, porque eles nascem com um peso, emagrecem, depois têm que recuperar. Ele não recuperou com uma semana, não recuperou com 14 dias... Com 16, o pediatra falou: 'Vou entrar com o complemento', porque meu leite não tava dando vazão", lembrou na entrevista. "Isso me deixou devastada, mexe muito com a cabeça da mãe, da mulher. Porque eu tinha a ilusão de que era só botar no peito que ele ia sugar".
"Eu amamentei 20 dias o Gabriel. Com 16 dias, a gente botou a mamadeira e eu ainda tentava intercalar peito e mamadeira, aí ele começou a largar o peito mais ainda porque com a mamadeira é muito mais fácil, né? Mas por orgulho eu tentava botar. Aquilo tudo passava na minha cabeça, aquele elo de mãe e filho se olhando a gente não vai ter, dele me olhando enquanto amamenta, aquela calma que dizem que quando está estressado é só botar no peito, isso tudo eu tive que trabalhar", relatou a jornalista da Globo.
Fernanda detalhou tudo o que fez na tentativa de amamentar: "Veio enfermeira aqui, botei sonda, comprei a mamadeira que é só uma colherzinha, botei no copinho, fiz tudo que podia fazer. Mas usei meu lado bem resolvida para isso, também não ia deixar o garoto passar fome porque eu tenho orgulho de querer amamentar. Acordei aquele dia, pensei vou falar sobre amamentação. Aí fui postar aquele depoimento na internet, me animou tanto, porque tantas mulheres passam por isso e não podem falar".
(Por Marilise Gomes)