Nem mesmo os 65 anos de idade e 25 anos à frente do "Domingão do Faustão" livraram Fausto Silva de cometer uma gafe e tanto no programa de domingo (18). Após fazer merchandising de uma loja de departamentos, o apresentador citou alguns famosos que estariam ligados no programa, como Juca Chaves, Rafinha, jogador do Bayern de Munique, e Ariano Suassuna. O 'detalhe', que não passou despercebido por alguns telespectadores, é que o escritor, autor de sucessos como "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca", morreu há pouco mais de um ano, no Recife, vítima de uma parada cardíaca, aos 87 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
"Faustão mandou abraço para o Ariano Suassuna?", questionou um telespectador, incrédulo. "Tá botando fé no alcance da antena da Globo", debochou outro. "Será que o Ariano Suassuna responde ao recado do Faustão até o fim do programa?", ironizou um terceiro. Apesar do "Domingão do Faustão" ser comandado ao vivo, o apresentador não se corrigiu enquanto ainda estava no ar.
Sem papas na língua, apresentador já detonou assistente de palco
Em março deste ano, ao falar sobre algumas obras em seu programa, Faustão tentou falar o nome do autor de um livro, previamente separado por Carol Sanches, sua assistente de palco. Mas ao perceber que a jovem não tinha deixado marcada a página correta, disparou: "Carol, nunca abriu um livro na vida. Está abrindo hoje, aqui, pela pela primeira vez. Entendeu? É advogada e nunca leu um livro".
No programa seguinte, o apresentador se desculpou pela indelicadeza: "Eu gostaria de pedir desculpas pela grosseria da semana passada. Temos que ter caráter e o mínimo de educação. Portanto, estou pedindo desculpas a minha amiga Carol Sanches, que recebe a homenagem (da plateia) e as minhas sinceras desculpas. Grosseria não se justifica, mesmo com a correria".
Outros apresentadores também já cometeram gafes
Ana Maria Braga, Xuxa e William Bonner, que assim como Faustão também comandam atrações ao vivo, também já passaram por situações constrangedoras. Na última semana, a apresentadora do "Mais Você", trocou as bolas e disse que o queijo que estava usando em uma receita era 'muçarela de búfalo'. Depois de falar algumas vezes o nome do alimento de forma errada, a artista foi corrigida pelo Louro José.
William Bonner passou pela mesma situação dias atrás. O âncora e editor-chefe do "Jornal Nacional" fez uma autocorreção: "Eu disse ontem aqui que estar dentro de um automóvel é um lugar muito seguro quando tiver uma tempestade de raios e ate aí está tudo bem. Todo mundo concorda comigo. O problema é que lá pelas tantas eu disse assim: 'Ah, é porque tem os pneus, né?!' e aí, físicos, meteorologistas e o borracheiro que cuida dos pneus do meu carro num posto de gasolina aqui do Rio de Janeiro, me avisaram que os pneus têm tanto a ver com esse assunto quanto aqueles adesivos com a família: não tem nada a ver".
Em um rompante de sinceridade, Xuxa reclamou ao vivo do horário de seu programa na Rede Record. "Horário tarde, né?", disparou. Mas logo depois se corrigiu, mudando de assunto: "Tarde não, já perdi muito tempo falando aqui".
(Por Carmen Moreira)