Como você faz para cuidar do seu corpo? Se você pratica atividades físicas, mantém uma alimentação saudável e está com o sono regulado, está no caminho certo! No entanto, para trazer mais consciência corporal, bem-estar e qualidade de vida, o fisioterapeuta Rodrigo Fernandes, do Estúdio de Práticas Integrativas e Complementares Vértico, desenvolveu um conjunto de exercícios terapêuticos que trazem mais força e equilíbrio. Conheça a prática e confira as dicas do profissional!
De acordo com Rodrigo, a Vérticos Kinesis é um método pautado na ciência do movimento, que propõe um conjunto de exercícios terapêuticos e eficientes que atuam na manutenção da postura, força, potência e equilíbrio. Outra vantagem da prática, que trabalha todo o corpo, é despertar a consciência corporal e autoexpressão. "Nesta prática, damos ao indivíduo ferramentas para que ele possa entender seu corpo. Não adianta colocar a pessoa para fazer um treino de força se ela tem um corpo com pouca mobilidade muscular e articular", explica. Entre os benefícios, o profissional afirma que os movimentos deixam o corpo mais forte, potente e funcional, além de melhorarem a saúde e trazer mais qualidade de vida.
Ele reforça que, na busca rápida por um corpo tonificado, muitas pessoas se esquecem de colocar o bem-estar em primeiro lugar. Nesse caso, os exercícios terapêuticos desenvolvidos pelo especialista unem os dois objetivos. "As práticas de exercícios realizadas com foco de atenção ajudam a processar as informações mentais em um ritmo mais lento e isso resulta em vários benefícios: diminuição das dores, melhora na concentração e coordenação motora, recuperação do esgotamento físico e mental". Além disso, favorece a capacidade respiratória, assim como o relaxamento das tensões excessivas.
Antes de se jogar na prática, Rodrigo explica a importância de passar por uma avaliação profissional para saber os seus limites. "A prescrição dos exercícios começa com as vivências corporais, pela avaliação do movimento. É por meio do movimento, da conexão corporal, que conseguimos identificar as facilidades e dificuldades da pessoa diante dos exercícios". Porém, se você ficou curiosa para praticar a técnica, o fisioterapeuta separou uma sequência que você pode testar em casa.
1 - Segure uma garrafa de 1L ou 500 ml e ou algum outro objeto em uma das suas mãos. Olhe para sua mão direita e leve-a para o lado esquerdo, fazendo uma torção no tronco. Repita com o mesmo membro 10 vezes e depois faça a mesma coisa do outro lado. Repita cada lado 3 a 4 vezes.
2 - Mantenha o braço firme e dobre apenas o cotovelo. Dobre e estique o cotovelo direito 15 vezes. Em seguida, faça a mesma coisa no esquerdo. Repita esta série 4 vezes. "Excelente dica para quem está muito tempo deitado ou sentado de maneira desorganizada", conta Rodrigo.
3 - Segure uma garrafa de 1L ou 500ml. Comece segurando o objeto perto do joelho e em seguida eleve-o até a altura dos ombros. Faça isso por 15 vezes e, na décima quinta vez, mantenha a posição na altura dos ombros e segure por 20 segundos. Descanse até um 1 min e recomece. Repita mais 3 vezes.
(Por Marina Couto)