Quando você está com sede, é melhor beber água, certo? Afinal de contas, a água é a razão da nossa existência e um componente essencial para a nossa saúde. Mas, uma equipe de pesquisa escocesa da Universidade de St Andrews descobriu o contrário. Quando se trata de manter o corpo humano hidratado da forma mais longa e eficiente possível, a água pura nem sequer aparece no pódio dos vencedores.
Para responder a essa pergunta, temos que voltar às aulas de química. Não se preocupe, vamos passar por isso juntos. Também não é tão ruim assim. Em um nível químico, a água é óxido de di-hidrogênio, ou H₂O. Essa é a forma destilada da água e não o líquido que normalmente bebemos de uma garrafa ou torneira. Beber água destilada pode perturbar o equilíbrio de eletrólitos a longo prazo.
Os eletrólitos, por sua vez, são importantes, entre outras coisas, para ligar os fluidos no corpo. Entre eles estão o magnésio, o potássio ou o cálcio, por exemplo. Essas substâncias se ligam à água e regulam determinadas reações químicas em nosso corpo, como o equilíbrio de fluidos, mantendo uma carga elétrica.
Portanto, a tarefa era encontrar bebidas que contivessem a maior quantidade de eletrólitos. É claro que a água mineral é melhor do que a água destilada, mas há mais do que isso.
Os pesquisadores testaram 13 bebidas comumente consumidas. Os critérios incluíram a rapidez e a duração da hidratação, dependendo da quantidade consumida. Eles descobriram que a lactose, a proteína e a gordura ajudam a retardar o vazamento de fluidos corporais.
- Leite de vaca
- Suco de laranja
- SRO
Os pais de vocês talvez saibam. É a "Solução de Reidratação Oral", também conhecida como solução de bebida da OMS. Ela é usada para fornecer fluidos aos bebês da forma mais eficiente possível. Por exemplo, em caso de diarreia.
O BHI é decisivo aqui. Isso significa Índice de Hidratação de Bebidas e é medido na urina excretada. O leite alcançou um valor excepcional de 99%. O suco de laranja, que também funciona como um ótimo pré-treino, ficou em 95%. A água está apenas um pouco abaixo de 95%.