Fausto Silva teve o estado de saúde atualizado pela equipe médica na tarde desta terça-feira (29), dois dias após realizar o transplante de coração. Em nota divulgada à imprensa, o Hospital Israelita Albert Einstein revelou que o apresentador foi extubado.
Faustão foi extubado na manhã desta terça-feira (29) e, agora, respira sem o auxílio de aparelhos. O apresentador também está consciente e conversa normalmente, segundo os médicos. Sobre o novo coração, a equipe informa que o órgão apresenta boa função. O comunicador permanece na Unidade de Terapia Intensiva.
Faustão foi operado na tarde do último domingo (27), após 19 dias de espera na fila única do SUS. Na segunda-feira (28), o apresentador permanecia sedado e respirava com ajuda de ventilação mecânica. Ele está internado desde o último 5, quando deu entrada para tratar um quadro de insuficiência cardíaca, condição que descobriu em 2020.
Luciana Cardoso, mulher de Faustão, utilizou o perfil do Instagram para publicar uma carta aberta a respeito do estado de saúde do marido. Ela explicou que o apresentador estava incluso na fila de transplantes desde o último dia 8 e justificou a escolha da família em manter a questão longe dos holofotes a princípio.
"Nos mantivemos em silêncio como é característica da família até que a internação se tornou pública. A princípio, achamos que preservar o quadro clínico e a necessidade do transplante seria a melhor opção. Mais uma vez, as coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio. Com toda transparência que nos é característica, confirmamos a notícia", disse Luciana.
Além de Faustão, outras vidas foram salvas graças à doação dos órgãos da mesma pessoa. "Agradecer a essa família abençoada que em um momento de dor e sofrimento disse SIM e permitiu que não só o Fausto pudesse ter mais tempo ao lado dos filhos, como tantos outros receptores que hoje estão comemorando essa superação. Fiquei muito feliz em saber que aqui, nesse mesmo hospital, uma pessoa através do SUS também recebeu desse mesmo receptor outro órgão e sua segunda chance na vida", comentou Luciana.