No domingo (27), Faustão foi submetido a uma cirurgia para transplante de coração. O apresentador, de 73 anos, está internado desde o início do mês em um hospital em São Paulo após realizar exames de rotina. Agora, Faustão se recupera do procedimento com alguns cuidados médicos.
De acordo com um boletim divulgado pelo hospital nesta segunda-feira (28), Faustão está sedado e respira com a ajuda de aparelhos. O apresentador ainda não tem previsão de saída do hospital.
"O paciente Fausto Silva, que foi submetido ontem, dia 27 de agosto, a um transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein, permanece na Unidade de Terapia Intensiva sob sedação e respirando com auxílio de ventilação mecânica. Seu estado clínico é estável e as funções do coração estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas", diz o comunicado do hospital.
As redes sociais se enxeram de teorias de como Faustão teria conseguido um doador tão rápido. Já que, acredita-se, seja necessário aguardar muito tempo por um transplante de órgão.
Os médicos entenderam a necessidade de um transplante há sete dias, após o quadro de Faustão se agravar. Com isso, o nome do apresentador foi incluído no Sistema Único de Saúde (SUS). O critério para o recebimento do órgão é avaliado por uma equipe técnica, de acordo com a prioridade de cada paciente. Assim, quanto mais grave o estado de saúde, menor a espera. Outro ponto que precisa ser considerado é a compatibilidade do órgão a ser transplantado, que precisa ter o mesmo tipo sanguíneo.