Max Fercondini volta à TV como um dos vértices de um triângulo amoroso na próxima novela das seis, "Flor do Caribe", que estreia em março e já está sendo gravada desde o fim de 2012. Interpretando o tenente Ciro, um piloto da Força Aérea Brasileira, o ator disputará o coração de sua superior, a tenente Isabel (Thaíssa Carvalho), que chegará na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, transferida de Brasília com um colega da instituição, o tenente Amadeu (Dudu Azevedo). O Purepeople bateu um papo com Max, que contou detalhes sobre o novo personagem e demonstrou todo seu amor pelas alturas.
No fim de 2012, o artista publicou fotos em sua conta no Instagram nas quais aparece dentro de uma aeronave militar, enquanto gravava cenas da trama em Natal. Apaixonado por aviação desde pequeno, ele conta que tudo começou na casa de sua avó: "Desde criança gosto de aviões. Sempre brincava com pequenos aeromodelos no tapete da minha avó, transformado em pista de pousos e decolagens (risos). Mas foi em 2007 que resolvi me envolver mais com esta paixão de infância".
O ator procurou um curso de piloto privado, e demonstrou grande talento assim que começaram as aulas. "Fiz o curso. Fui autodidata na parte teórica e as horas de voo fiz no Aeroclube do Brasil, situado no aeroporto de Jacarepaguá (na zona oeste do Rio). Desde então, costumo voar pelo menos uma vez na semana. Os voos consistem em trajetos locais de lazer e até mesmo navegações aéreas para outros estados", declarou.
Sem permissão para pilotar os caças da Força Aérea por ser civil, Max fala que, só de estar em aviões como esse, envolve uma grande carga emocional para qualquer fã do gênero. "Nas cenas da novela estamos voando aeronaves militares, nas quais civis não têm permissão para pilotar. Mas mesmo a experiência de estar dentro dessas máquinas já é algo incrível para qualquer piloto. Me senti um privilegiado por ter a oportunidade que tive!", afirma.
Fercondini conta que normalmente suas viagens como piloto se limitam ao sul e ao sudeste do Brasil, mas deseja voar rumo ao Nordeste para curtir a vista da costa até lá. Acostumado a "voos tranquilos e prazerosos", nem tudo são flores nesse hobby do ator, que já passou por uma situação complicada ao lado da namorada, a também atriz Amanda Richter, sua companheira em várias decolagens.
"Já tive necessidade de alternar o destino final de um voo por conta de mudança na meteorologia. Estávamos voltando de Paraty (litoral oeste do Rio de Janeiro), quando começou a fechar o tempo e cair rapidamente a visibilidade vertical por conta de uma névoa seca no litoral. A Amanda estava comigo e se mostrou uma mulher muito corajosa", contou.
Juntos desde que se conheceram nas gravações da novela "Ciranda de Pedra", em 2008, Max e Amanda são um casal à moda antiga, e são visivelmente apaixonados um pelo outro. "Nós pensamos em continuar juntos no futuro. Estamos vivendo e curtindo cada fase de nossas vidas! Quando se encontra uma pessoa que vale a pena se dedicar, é importante valorizar cada momento em companhia", declara o ator à namorada.
Voltando à novela de Walther Negrão - protagonizada por Grazi Massafera e Henri Castelli -, a trama retratará partes da rotina dos personagens nas operações militares, mas também foca na vida social do triângulo amoroso do qual Max faz parte, sem contar nas paisagens paradisíacas da capital potiguar.
Ainda à frente do programa "Globo Ecologia", o também apresentador revela que o tema central da temporada de 2013 será "água e suas manifestações". Viajando por lugares onde a ecologia é relevante no país, Fercondini se empolga: "Estou muito animado para começarmos a gravar. Vai ser imperdível!".
Para fechar a entrevista, Max dá dicas para quem se interessa por aviação e pensa em aprender a pilotar. "O curso em si não é difícil. Necessita estudo, dedicação e uma certa coragem. São exigidas, no mínimo, 40 horas de voo em avião monomotor e mais aprovação da Anac (Agência Nacional de Avião Civil) em provas de cinco matérias: Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos, Navegação Aérea, Regulamentos e Meteorologia", afirmou o ator ao Purepeople.
(Por Alberto Lobo)