Em comemoração aos 90 anos de Nathalia Timberg, que esteve no ar na última novela das 9 "O Outro lado do Paraíso ", a atriz estreia a peça que da vida à empresária e designer de interiores norte-americana Iris Apfel. Sozinha no palco, uma das grandes estrelas da dramaturgia brasileira interpreta um monólogo que retrata a vida e os pensamentos da diva do universo da arte pop, que aos 97 anos de idade continua sendo ícone da moda mundial. O espetáculo, produzido por Wesley Telles e Bruna Dornellas, da WB Produções, reuniu os atores Juliano Laham, Betty Faria, Armando Babaioff, Vera Fischer e Tuca Andrada estreou na última quinta-feira (11) e está em cartaz no Teatro Maison de France, que já foi palco também da peça 'Academia do Coração' no centro do Rio de Janeiro, de quinta a domingo com classificação etária de 12 anos.
A fashionista norte-americana de 97 anos tem uma relação antiga com a moda. Isso porque Iris foi uma das primeiras mulheres nos Estados Unidos a ousar e usar calças jeans. Além disso, empresária já foi tema de exposição de moda no Metropolitan Museum de Nova York e afirma ter aprendido com a mãe o poder dos acessórios, criando assim um estilo inconfundível, próprio. Ao descobrir sua paixão pela decoração, Iris passou a viajar ao redor do mundo em busca de tecidos marcantes para assinar projetos das mais altas celebridades, se consagrando anos depois como designer ao criar a decoração da Casa Branca durante nove mandatos. "Ela me trouxe um abalo na minha vida. É uma criatura muito interessante de se mergulhar. Tem a Iris ícone da moda, que as pessoas conhecem, que ela mesma ama, mas como tudo na vida dela ela ironiza. E faz isso pela inteligência que tem. É uma mulher muito contraditória e incrivelmente rica", disse Nathalia sobre a empresária. Iris, por sua vez, agradeceu a toda equipe brasileira envolvida no espetáculo: "É realmente muito significante ver sua vida sendo interpretada no teatro. Muito obrigada à equipe do Brasil que trabalhou muito para isso."
O espetáculo é retratado através de um monólogo criado por Cacau Higino, e abre as comemorações dos recém completados 90 anos da atriz. Para isso, a fim de dar cara ao personagem e principalmente transmitir o gigantismo de Iris, o RP da marca Suntec Supplies, Bernardo Picorelli, conta que precisou ser desenvolvido um óculos parecido com o da fashionista americana, já que o modelo redondo é sua marca registrada e não tinha parecido: "Confeccionamos um óculos especial para ela por conta do tipo de rosto da Nathália. Ele precisava transmitir o gigantismo da personagem. Para isso, foram tiradas as medidas do rosto dela e foi feito um estudo para que ele ficasse perfeito. Tudo isso durou 4 semanas de produção e 5h de impressão em uma impressora 3D", explica.
(Apuração por Patrick Monteiro e texto por Martina Orlandini)