Quem nunca achou que seria melhor perder algumas horinhas de sono para adiantar o trabalho? Pois bem... Esse hábito muito comum entre nós, brasileiros, também chegou ao empresário bilionário Elon Musk! Se até o gringo todo-poderoso sente que não fez o suficiente no 'work', quem dirá nós, meros mortais, não é mesmo!? Em recente entrevista, o homem de negócios abriu o jogo sobre a situação.
Em conversa com o jornalista norte-americano David Faber, da CNBC, Musk contou ter um histórico de passar noites em claro, dormindo na mesa para conseguir trabalhar! Até os 'bambambans' tem os seus problemas, viu? "Eu tentei dormir menos, mas, mesmo que eu fique acordado por mais horas, eu consigo fazer menos. E o nivel de dor no cérebro é ruim se eu durmo menos de seis horas por noite", expressou ele ao veículo.
A quantidade correta de sono varia de pessoa para pessoa, mas a maioria dos adultos de 18 a 60 anos precisa descansar por, pelo menos, sete horas por noite, segundo o Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), a agência nacional de saúde pública dos Estados Unidos. Além disso, ficar acordado por muito tempo faz com que o seu corpo imite os efeitos de estar bêbado! Sabia dessa!?
A National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), também dos Estados Unidos, criou uma tabela com os períodos de sono médios para cada faixa etária:
Recém-nascido (0 - 3 meses): 14 a 17 horas por dia
Bebê (4 - 11 meses): 12 a 15 horas por dia
Primeira infância (1 - 2 anos): 11 a 14 horas por dia
Idade pré-escolar (3 - 5 anos): 10 a 13 horas por dia
Idade escolar (6 - 13 anos): 9 a 11 horas por dia
Adolescentes (14 - 17 anos): 8 a 10 horas por dia
Jovem adulto (18 - 25 anos): 7 a 9 horas por dia
Adulto (26 - 64 anos): 7 a 9 horas por dia
Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia
Anotaram? Se nem o Elon Musk está mais nessa, vê se valoriza (ou tenta!) o seu sono! Além dele, Bill Gates também deixou claro em seu blog, em 2019, que voltou atrás após tantos anos ostentando um estilo de vida workaholic - incluindo nenhuma folga e uma relativa falta de amigos e vida social. "Minhas noites em claro, combinadas com quase nunca dormir oito horas, cobraram um grande preço", escreveu o CEO da Microsoft.
Jeff Bezos também priorizou o sono enquanto comandava a Amazon. ″Oito horas de sono fazem uma grande diferença para mim, e eu me esforço para fazer disso uma prioridade", declarou ao Thrive Global em 2016. "Para mim, essa é a quantidade necessária para me sentir energizado e animado", complementou.
Trabalhar mais de 55 horas por semana pode aumentar as chances de desenvolver doenças cardíacas e derrame, indicam pesquisas dos EUA. A sobrecarga de trabalho também pode prejudicar seus relacionamentos e desempenho no trabalho, disse o psicólogo Adam Borland ao blog de saúde da Cleveland Clinic em 2021.