Ítalo Ferreira conquistou o primeiro ouro do Brasil com uma vitória no surfe. O atleta derrotou o japonês Kanoa Igarashi com uma pontuação de 15.14 x 6.60. A vitória se tornou histórica porque é a primeira vez que o esporte apareceu em uma Olimpíada. Gabriel Medina, que tinha passado para as quartas de final com Ítalo, perdeu a disputa pelo bronze e terminou em quarto lugar. Famosos como Douglas Souza, Felipe Neto, Juliana Paiva, Monique Evans e mais comemoraram a conquista da medalha dourada.
Douglas Souza, fenômeno nas quadras de vôlei e na internet, também parabenizou o surfista: "Nosso primeiro ouro veio!!! Parabéns, Ítalo". Felipe Neto também deu os parabéns ao atleta: "É OURO! Ninguém tira dele! Pode vir jurado, pode vir quem for! Ítalo Ferreira é ouro para o Brasil! É o melhor surfista do planeta". Juliana Paiva vibrou: "É isso aí, @italoferreira ! Fé! Precisamos dessa injeção de ânimo, vamos renovar a nossa fé!". Monique Evans reiterou: "Chorando muito aqui!!! Parabéns, Ítalo!! O surfe do Brasil é ouro!".
Em uma entrevista à TV Globo após a vitória, Ítalo contou que gostaria que a avó ainda estivesse viva para poder presenciar sua conquista. Bastante emocionado, o primeiro campeão olímpico do surfe explicou que foi ao Japão repetindo um mantra: "Diz amém que o ouro vem". E veio.
Enquanto Ítalo ainda entrava no mar para tentar o ouro olímpico, Gabriel Medina tinha acabado de sair das águas derrotado. O atleta perdeu o bronze para o australiano Owen Wright por pouco: 11.97 a 11.77. Nas redes sociais, internautas apontaram incoerência dos juízes. Yasmin Brunet, esposa do surfista, afirmou que o resultado tinha sido "absurdamente roubado".
A modelo chegou a afirmar que, se estivesse em Tóquio, teria sido diferente. Isso porque ela e o marido tentaram ir juntos às Olimpíadas, mas foram barrados pelo Comitê Olímpico. O colunista Leo Dias, do portal "Metrópoles", levantou a hipótese de que Brunet estaria grávida, mas a possibilidade foi descartada pela mãe da modelo, Luíza Brunet: "Teria me falado", alegou.