Os bastidores de "Velho Chico" são uma novela à parte, com direito a briga do autor Benedito Ruy Barbosa com a filha Edmara Barbosa, que teria como pivô o diretor Luiz Fernando Carvalho. A novidade do momento diz respeito as alterações feitas peka cúpula da Globo para fazer a audiência subir. O deputado Carlos (Marcelo Serrado) teve que se transformar no grande vilão da história, Olívia (Giulia Buscacio) e Miguel (Gabriel Leone) deixaram de ser meio-irmãos e Santo (Domingos Montagner) precisou se separar de Luiza (Lucy Ramos) antes do previsto, para ficar com Maria Tereza (Camila Pitanga). Os dois últimos casos aconteceram para que a trama tivesse mais romance, um pedido do público. As informações são de Daniel Castro, do "Notícias da TV".
O autor Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho resistiram às mudanças, mas tiveram que recuar, já que a audiência do folhetim estava baixa, na casa dos 25 pontos. Depois da mexida no desenrolar da história, com Carlos no papel de vilão e casais apaixonados protagonizando cenas de sexo e romance, os números de "Velho Chico' são outros. Na última semana de agosto, a novela alcançou a média de 30 pontos em São Paulo.
A caracterização dos personagens, outro ponto de crítica por parte do público, também deve sofrer alterações. De acordo com Antonio Fagundes, o seu personagem, o ex-coronel Afrânio, deve se livrar da peruca nos próximos capítulos.
Segunda fase de "Velho Chico" sofreu rejeição
A estreia da novela das nove, em 14 de março, apontava para um caminho de sucesso. Mas não foi o que aconteceu quando a segunda fase da história entrou no ar, em abril. O ritmo lento, a caracterização dos personagens que lembrava uma trama de época, a ausência de romances e de um grande vilão para duelar com Afrânio foram apontados em pesquisas encomendadas pela emissora como os motivos que impediam o folhetim de decolar na audiência. O diretor de teledramaturgia da Globo, Silvio de Abreu, exigiu mudanças, que não aconteceram de imediato. Mas quando Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho cederam, "Velho Chico" entrou nos trilhos.
(Por Regiane Jesus)