Alguns cuidados simples com o cabelo são necessários para garantir a saúde dos fios no dia a dia. Não dá para ir ao salão? Então é hora de descobrir como é possível tratar das madeixas em casa e sem mistérios. O ideal é criar uma rotina capilar e incluir alguns truques importantes visando o crescimento lindo e saudável das mechas.
Além de usar máscaras de hidratação, é legal ter em mente algumas ações que podem postergar o resultado profissional. Para isso, conversamos com a hairstylist Virgínia Barbosa, do All Things Hair, sobre dicas essenciais para casos variados.
Essa dica vale para todos os tipo de cabelo, desde os lisos, descoloridos e ondulados até os cacheados e crespos.
"Cuidado para não prender demais e acabar quebrando os fios. Muita gente tende a fazer o famoso coquinho para não ficar com os fios caindo no rosto. Além de continuar com o cronograma capilar, não esquecer de deixar o cabelo solto, principalmente enquanto estiver molhado", aponta hairstylist.
Ter ponta dupla no cabelo é algo bem comum, enfraquece o cabelo e gera aquele aspecto de ressecado. Se você já hidratou e nutriu os fios mas não consegue se livras das pontinhas, o ideal é cortar em casa mesmo.
"Se tiver com muitas pontas duplas, vale dar uma aparadinha com uma tesoura afiada, mas só a pontinha mesmo!", indica Virgínia Barbosa.
Fez progressiva no salão, mas não sabe como cuidar das novas mechas em casa? O importante é caprichar no cronograma capilar - confira as dicas que já compartilhamos por aqui -, observando as necessidades do cabelo.
"Tenha uma máscara de hidratação bem potente como hidratação, nutrição e restauração. Outra dica legal é fazer umectação pra dar uma dose extra de hidratação aos fios", explica a expert.
Se você é fã do alisamento e ainda não aderiu à transição capilar, vai amar essa dica! Você pode manter os resultados do salão por mais tempo em casa com a utilização de um creme alisador.
"O melhor a fazer é usar produtos que ajudem a deixar o fio mais liso, como o Straighten Out da Bed Head TIGI, e então escovar e pranchar as raízes", ensina Virgínia.
E para por aí! Não vale a pena mexer com escova progressiva em casa. "O melhor é não arriscar químicas em casa, principalmente para quem já tem alguma no fio. A mistura errada pode provocar o corte químico!", alerta a profissional.
(Por Ana Clara Xavier)