Já diria o cantor Emicida, "Quem tem um amigo tem tudo". A amizade é realmente algo muito importante para a nossa vida e ela tem mais implicações na forma como nos sentimos e na nossa própria saúde do que imaginamos. Então, no Dia do Amigo, celebrado nesta quinta-feira (20), o Purepeople Brasil listou alguns benefícios de ter alguém ao seu lado para todos os momentos.
Como diz a especialista em autoconhecimento Renata Fornari, "Nós somos seres sociáveis". Isso significa que "temos uma necessidade instintiva de viver em sociedade, de conviver com pessoas". Por esse motivo, ter trocas interessantes com os outros é essencial para que a gente desenvolva habilidades sociais importantes, como melhorar nossa comunicação e trabalhar a empatia.
Além disso, nosso ciclo de amigos influencia fortemente na nossa autoestima. Ter alguém que possa te levantar quando você está para baixo e compartilhe seus medos e inseguranças com você e esteja disposto a ouvir o tempo todo é muito importante para pessoas que querem trabalhar essa questão. Mas lembrando que amigo nenhum substitui uma sessão de terapia com um profissional qualificado!
Mais um destaque positivo é que, com os seus amigos, você pode simplesmente ser você mesmo. "Os amigos são a família que a vida nos permitiu escolher a um nível consciente. E se os amigos são a família que escolhemos, é maravilhoso a gente celebrar essa família! Esse amor tão genuíno, essa parceria e, muitas vezes, o colo que precisamos, quando queremos ser simplesmente nós mesmos, com toda a vulnerabilidade humana", destaca Fornari.
Outra coisa muito interessante de se perceber é que nossos amigos são, de uma forma ou de outra, um reflexo de nós mesmos. "todas as nossas relações, os nossos amigos também são reflexo do nosso sistema de pensamentos, das nossas crenças mais profundas e da nossa relação com a gente mesmo", diz a especialista em autoconhecimento.
"Existem aqueles amigos que refletem os nossos aspectos positivos, a parte positiva da nossa relação com nós mesmos, e isso é maravilhoso. E existem aqueles que, por sua vez, acabam refletindo aquilo que ainda precisamos trabalhar e desenvolver em nós mesmos", acrescenta, mostrando o quão interessante é perceber que temos algo como uma outra parte de nós fora do nosso próprio corpo.
Por fim, entender como esse reflexo das suas características se aplica nos seus amigos é, no fundo, praticar autoconhecimento. "Pensando na nossa caminhada de evolução como seres humanos, os amigos são professores e espelhos daquilo que a gente tem pra desenvolver. Por exemplo, se você é uma pessoa que não se ama e que se critica muito, talvez você atraia amigos que, por mais que te amem, vão te criticar porque eles estão refletindo um aspecto da sua própria relação consigo mesma, que precisa ser trabalhada", explica a profissional.
"As nossas relações podem espelhar a nossa relação com a gente mesmo, sistemas de pensamentos e crenças mais profundas ou revelar algo que a gente ainda precisa trabalhar na nossa história de vida", finaliza.