Viajar com os amigos é sempre uma grande experiência - independente de ser positiva ou negativa. Mas, se você quer uma aventura sem perrengues, ou pelo menos não ter tanta dor de cabeça e evitar brigas, é importante ficar atento a alguns cuidados especiais. Desde saber se planejar com antecedência até organizar as despesas de forma prática e simples, confira algumas dicas essenciais para você que quer aproveitar suas férias.
O primeiro passo é organizar o passeio com bastante antecedência. Isso não só ajuda para caramba na rotina da viagem, como também permite que você economize uma grana, já que geralmente os preços saem bem mais baratos quando você reserva passagem e hotel um bom tempo antes.
Na hora de escolher o destino, deixe todos do grupo opinarem. Afinal, a diversão só vai valer a pena se todos estiverem curtindo. Então, é importante saber achar um ponto de equilíbrio entre você e seus amigos. Isso também faz com que ninguém possa colocar a culpa na outra pessoa se calhar da viagem não sair conforme planejada.
Certifique-se de que o local em que vocês vão se hospedar é seguro, se alguém conhecido já foi lá, como foi a experiência das pessoas que foram para essa região... Tudo isso pode parecer pouco importante agora, mas é melhor do que pagar para ver. Falando nisso, uma ideia bem legal é investir em um seguro viagem. Assim, caso ocorra algum imprevisto, como perda de bagagem, emergência médica ou cancelamento, o passeio não será estragado por isso.
Divida todas as contas antecipadamente. É importante que todos no grupo tenham conhecimento e possam arcar com as despesas da viagem. Então, faça os cálculos mais importantes e contabilize todos os gastos que vocês terão, para que ninguém seja pego de surpresa ou um dos integrantes acabe pagando bem mais do que os outros.
Para não ter esse problema, uma dica bem legal é baixar um aplicativo que gerencie gastos, como o da Revolut. Ele oferece muitos serviços para organizar as finanças antes da viagem, como funcionalidades para dividir despesas e um cartão de débito aceito em mais de 150 países.
Outro importante conselho é você e seu grupo dividirem as tarefas de planejamento da viagem. Se só uma pessoa ficar encarregada de tudo, ela pode se sentir sobrecarregada. Além disso, é possível que, caso ocorra algum desentendimento, a culpe acabe nela, mesmo que o indivíduo tenha as melhores intenções na hora de planejar com cuidado a aventura.
Por último, saiba que, mesmo planejando a dedo cada segundo da viagem, as coisas não vão acontecer da forma que você e os seus amigos pensaram. Saiba abraçar o imprevisível e aceitar caso seja necessário mudar o itinerário. Se você fizer isso, garantimos que a viagem vai valer muito a pena.