Muita gente só lembra de passar o protetor solar antes de ir à praia ou piscina, no entanto nem todo mundo sabe a forma correta de aplicar o produto e proteger a pele. Você sabe? A dermatologista Karla Lessa explicou detalhes de como o filtro solar age no rosto e no corpo e montou um passo a passo bem prático para você não errar mais. Saiba mais!
Para começar, protetor solar não é tudo igual! A começar pela diferença entre os físicos e os químicos. "Os protetores físicos, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes". Sabe aquele aspecto esbranquiçado que alguns produtos costumam deixar? É por isso que alguns produtos foram desenvolvidos com cor, no caso dos protetores químicos. "Eles funcionam como uma espécie de "esponja" dos raios ultravioletas, transformando-os em calor", explica a médica.
Não custa reforçar que o protetor solar deve ser usado diariamente, não só nos momentos de praia e piscina. Isso porque os raios ultravioletas penetram na pele e podem provocar manchas, envelhecimento precoce e, em casos mais graves, até câncer de pele. "Para uma proteção eficaz contra a radiação UVA e UVB, o produto deve ter fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo e o PPD 1/3 do FPS", alerta a dermato.
Quer aprender a usar o protetor solar corretamente e ficar protegida? Siga esse passo a passo da dermatologista Karla Lessa:
1º passo: aplique o protetor solar com, no mínimo, 20 minutos antes da exposição, de preferência sem roupa;
2º passo: para saber a quantidade correta, aplique o equivalente a uma colher de chá rasa de produto no rosto e três colheres de sopa no corpo). A aplicação precisa ser uniforme, sem deixar nenhuma área desprotegida.
3º passo: reaplique o protetor solar sempre, a cada 2 ou 3 horas, dependendo do fator de proteção. "Quanto menor o FPS e PPD, mais vezes você precisa reaplicar";
4º passo: não esqueça as áreas como orelhas, nuca, pescoço e dorso das mãos, que ficam bastante expostas;
5º passo: o tempo esfriou? O céu está nublado? Precisa passar protetor solar todos os dias! "A radiação UV atravessa as nuvens e o filtro físico também protege contra a luz visível".
Por fim, Karla Lessa afirma que, embora seja eficaz, só o protetor solar não basta. "É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com outros mecanismos: como roupas, chapéus e os coadjuvantes". Por isso, é importante consultar um profissional especializado para te orientar da melhor forma.
(Por Marina Couto)