Decorar e cuidar dos detalhes de organização da casa é uma paixão para cada vez mais pessoas e Luma Costa é uma delas! No começo de maio, a atriz reforçou seu nome na lista de famosos empreendedores e lançou a "Casa Costa", e-commerce com louças, talheres, itens organizadores e mais. "Quem me conhece, sabe o quanto sou apaixonada pelo assunto. Eu sabia que, em algum momento, me envolveria com o setor de maneira mais próxima", aponta.
Sem planos de voltar a TV após quase 5 anos fora das telinhas, a artista notou o boom da hashtag "Mesas da Luma", na qual compartilhava conteúdos sobre mesa posta e decoração, e transformou-o em oportunidade de negócio. "Para ser sincera, a maior demanda veio do público: era frequentemente questionada sobre dicas e conselhos de como decorar a casa ou compor uma mesa, o que comprar, como fazer as escolhas certas", conta.
Passaram-se dois anos desde o início do projeto ao lançamento. "Sem muita pretensão, fui me estabelecendo como referência no assunto. Aliei uma grande paixão com uma demanda latente. Com o meu desenvolvimento e amadurecimento como empreendedora, comecei a estudar a possibilidade de abrir um novo negócio e tudo fez sentido", contou.
Sócia de uma empresa de cosméticos desde 2019, a experiência prévia a fortaleceu para investir em um negócio próprio. "Na Casa Costa, tive a oportunidade de criar a empresa do zero, desde a criação do logo, até escolha dos produtos e o desenvolvimento do site. O início é sempre muito desafiador para um empreendedor e foi uma super experiência", aponta a mãe de Antonio, de 6 anos, e Eduardo, de 3.
A carioca de 32 anos destaca como fundamental o apoio recebido do marido, Leonardo Martins, da mãe, Luiza, e do irmão, Marcelo. "Meu marido é um verdadeiro torcedor em tudo o que faço e me apoiou emocionalmente durante todo esse caminho. Além disso, fico feliz em dizer que a Casa Costa nasce uma empresa familiar: meu irmão é um dos meu sócios, entrando com a sua experiência em logística e distribuição; e minha mãe, meu porto seguro, também se junta ao nosso time na operação. Então, em casa, o apoio foi duplo!", comemora.
Outro aspecto essencial para Luma foi incluir o terceiro setor em sua marca, através da contratação e incentivo da mão-de-obra, gerando oportunidades para as costureiras da comunidade da Vila Nova Esperança, em São Paulo, e na venda dos produtos – 100% do lucro de uma coleção revertido para o Instituto Lia Esperança. "A Casa Costa é uma empresa muito focada no lar, na comunidade e em estabelecer laços – me pareceu a oportunidade perfeita para apoiar a instituição de maneira relevante e verdadeiramente transformadora", aponta.
E será que vem parceria com a Ginger, marca de roupas de Marina Ruy Barbosa, considerada por Luma sua melhor amiga, por aí? Questionada, a atriz não confirma, mas se anima com a possibilidade: "Surpreendentemente, já tivemos algumas propostas de grandes players do mercado. Fico feliz, pois isso é um reflexo do nosso recente sucesso. Achamos o formato bem interessante do ponto de vista de produto e de negócios, então é algo que consideramos para um futuro próximo. Colaborar faz parte do futuro!".