Assim que descobriu que estava grávida de seu primeiro filho, Deborah Secco procurou a Dra. Heloisa Rocha para ajustar sua dieta e manter seu bebê saudável. "Fiz algumas modificações no cardápio dela, pois precisamos dar mais atenção a pontos específicos durante a gestação", explica a médica ortomolecular ao Purepeople. Segundo Heloisa, Deborah foi orientada a consumir mais proteínas, responsáveis por garantir o desenvolvimento do bebê e da placenta, e escolher alimentos ricos em cálcio e ferro, essenciais para a formação dos ossos e dentição, e prevenção da anemia, respectivamente.
"A gravidez é um momento mágico feminino, mas é preciso saber que o bebê 'rouba' todos os nutrientes do corpo da mãe", alerta a Dra. Heloísa. Por este motivo, Deborah e todas as futuras mamães devem sim aumentar o consumo de calorias. Mas com restrições. "Para que o peso não ultrapasse o permitido para seu ganho, o acréscimo das calorias não deve ultrapassar 300 por dia", revela. E explica que por este motivo os alimentos escolhidos para suprir a necessidade de mamãe e bebê devem ser nutritivos e pouco calóricos: "Alimentos que são fontes de açúcar, bem como óleos e gorduras e excesso de sal devem ser evitados. Café e bebidas alcoólicas também não devem ser consumidos".
E como enjoos, azia, intestino lento e má digestão são reclamações constantes de praticamente todas as grávidas, a Dra. Heloisa deu uma dica preciosa para Deborah minimizar esses problemas, que só causam desconforto: "O ideal é fazer de 5 a 6 refeições por dia dando preferência ao consumo de frutas, legumes e verduras". Além de tudo, seguir essa regrinha simples ajuda a evitar a hipoglicemia (diminuição do nível de glicose no sangue).
Atriz parou de malhar ao descobrir que estava grávida
Preocupada com o bem estar de seu bebê, Deborah está seguindo a dieta prescrita por sua médica. Mas como muitas mães de primeira viagem, ainda tem dúvida sobre o que é seguro ou não fazer neste inicio de gravidez. Por isso, apesar de ter sido liberada pelo médico, a noiva do surfista Hugo Moura preferiu não fazer exercícios físicos por enquanto. "Ela está com preguiça mesmo, disse que tem sentido muito sono", contou Rafael Lund, personal trainer da atriz ao Purepople.
Mas em recente participação no programa "Encontro com Fátima Bernardes", Deborah contou que além do sono, um dos principais efeitos do início da gestação, existe outro motivo para ela se manter afastada da malhação. "Tenho ficado com muito sono e tenho tido medo de fazer atividades físicas", justificou a atriz, que pretende oficializar sua união com o surfista.
Com menos de três meses de gravidez, Deborah tem se dedicado a escolher roupinhas para seu futuro bebê, uma menina, e a passar mais tempo com o noivo, com quem já divide o mesmo teto. Além disso, já sonha com o futuro: "Gostaria de engatar uma gravidez na outra. Tenho pouca diferença de idade com minha irmã e acho isso um presente", falou em entrevista recente.
(Por Carmen Moreira)