Daniel Alves seguirá preso nesse final de semana após não pagar uma fiança de 1 milhão de euros (cerca de 5 milhões de reais). O ex-jogador está com sua fortuna bloqueada por conta de ações que correm no Brasil e na Espanha. Como a Audiência Provincial de Barcelona não tem expediente no final de semana e o horário dos bancos já foi encerrado, a prisão foi mantida (o fuso-horário é de 4h a mais na comparação com Barcelona).
Nesta quinta-feira (21), a família de Neymar negou que bancaria a fiança do brasileiro, o que ocorreu anteriormente, fazendo a pena de Daniel ser reduzida. Ao se pronunciar, a jovem abusada pelo ex-lateral deixou claro seu sentimento de revolta.
O ex-jogador está preso desde janeiro de 2023 por estupro contra uma jovem em boate da Espanha no penúltimo dia de 2022 e foi condenado a quatro anos e meio de prisão no mês passado. A pena é metade daquela pedida pelo Ministério Público local, 9 anos, e quase três vezes inferior a pedida pela defesa da vítima, 12 anos.
Nesta semana, o ex-lateral da Seleção e de clubes como São Paulo, Barcelona e PSG teve o pedido de liberdade provisória atendida, mediante fiança e outras medidas restrições (como entrega de passaportes e não aproximação dos locais de trabalho e residência da vítima) após a Justiça espanhola lhe negar alguns habeas corpus desde a prisão.
Até hoje, Daniel Alves jamais admitiu o abuso sexual contra a jovem de 23 anos, cuja identidade foi vazada pela mãe do ex-atleta. Nesses 14 meses, o ex-jogador por outro lado apresentou cinco versões diferentes para a acusação, a última delas quando encarou o tribunal, em julgamento que se estendeu por três dias.
Baiano de Juazeiro e nascido em 6 de maio de 1983, Daniel foi revelado em 2001 pelo Bahia e teve duas passagens pelo Barcelona, além de ter jogado a Copa do Mundo pela Seleção em 2010, 2014 e 2022. Entre os diversos títulos estão um Campeonato paulista, cinco Copas do Rei, cinco Supercopas da Espanha, uma Copa da França, e uma Copa da Itália.
Conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de 2020, foi bicampeão da Copa América e duas vezes vencedor da Copa das Confederações, entre outras conquistas, fora os prêmios individuais.