Cabelo molhado é um problema no inverno. Por mais que você não seja tão adepta do secador, ele acaba sendo funcional para secar, e não apenas alisar, os fios nesse período do ano. Só que o uso prolongado pode danificar o cabelo, assim como a chapinha, o babyliss e o difusor (no caso das cacheadas), já que a alta temperatura pode ressecar as madeixas, causar frizz, opacidade e pontas duplas.
Os hairstylists Rudi Werner, do Werner Coiffeur, e Daniela Albuquerque, do Jacques Janine Fashion Mall, deram dicas essenciais para proteger o cabelo desses aparelhos no inverno, quando os fios precisam de cuidados redobrados. Confira!
Seja qual for o seu tipo e comprimento de cabelo, o uso de um leave-in ou finalizador com proteção térmica antes de usar o secador ou a chapinha é essencial. "Caso realmente precise usar com uma certa frequência, invista em um bom protetor térmico, que irá proteger a fibra capilar e minimizar os riscos", aconselha Rudi Werner.
Os de textura mais leves podem ser usados da raiz as pontas, enquanto o leave-in e óleos com proteção devem ser aplicados do comprimento para as pontas, para não pesar nos fios.
Há dicas supersimples no manuseio do secador que também podem prevenir quebras e ressecamento do cabelo. "Procure usar o secador a uma distância de, mais ou menos, 15 centímetros do cabelo, para não queimar o fio", indica Daniela.
Nesse momento, também fique atenta à temperatura. "Se possível, utilize o aparelho nas potências mais baixas", recomenda. Já no caso da chapinha, a dica é usá-la cerca de 1 centímetro da raiz. No caso da técnica do babyliss, evite deixar uma mesma mecha enrolada mais do que 3 segundos no aparelho.
Tratamentos como hidratação e umectação, em casa mesmo, também podem manter o cabelo protegido, principalmente se você costuma usar o secador todos os dias. "Fazer hidratação e umectação dos fios é superimportante para mantê-los saudáveis e fortes. Quando os fios estão fortes, resistem mais aos fatores externos que são prejudiciais", explica Daniela.
A dica é escolher uma máscara de hidratação específica para o tipo ou necessidade dos seus cabelos. A umectação, que é a aplicação de óleos vegetais da raiz as pontas antes da lavagem do cabelo, é queridinha das cacheadas e crespas por entregar brilho e maciez em profundidade, mas a técnica também pode ser feita em qualquer tipo de cabelo.