Mãe de Salete (Bruna Marquezine), Fernanda (Vanessa Gerbelli) morreu vítima de uma bala perdida na novela "Mulheres Apaixonadas" (2003), atualmente em segunda reprise no "Vale a Pena Ver de Novo". A morte da ex-garota de programa e ex-namorada de Téo (Tony Ramos) só pode ser possível após uma importante mudança decidida com a exibição dos dois primeiros capítulos.
E a cena do tiroteio no qual se envolveram Fernanda e Téo também foi marcada por várias curiosidades ao ser gravada mais de uma vez em ruas do Leblon. A perda da mãe abriu caminho para Salete conseguir no último capítulo descobrir quem era seu pai biológico.
O Purepeople reúne agora algumas curiosidades sobre a impactante cena da trama de Manoel Carlos.
1 - as primeiras cenas começaram por volta das 9h30 de 2 de agosto de 2003 entre as ruas Afrânio de Melo Franco e Ataulfo de Paiva e se alongaram por todo o dia. Nesse dia, a sequência gravada foi apenas a da perseguição policial aos bandidos que haviam roubado um carro. Nenhum ator do elenco principal esteve presente.
2 - nesse primeiro dia de trabalho, 15 "carros figurantes" foram envolvidos na gravação.
3 - a gravação da cena na qual Fernanda é baleada só aconteceu no dia 5 de agosto na Rua Dias Ferreira. Os trabalhos foram concluídos em sete horas.
4 - segundo o jornal "O Globo", um professor universitário da sua casa ao presenciar a "perseguição policial" achou se tratar de algo real.
5 - a primeira gravação reuniu 400 pessoas da equipe e atraiu quase 1.000 curiosos ao longo das sete horas.
6 - acontece que a "primeira morte" de Fernanda não foi ao ar. Isso porque um flash foi disparado exatamente na hora em que a mãe de Salete era baleada, comprometendo a imagem.
7 - nessa cena, o número de "carros figurantes" passou para 130 veículos. Vinte dublês e 120 figurantes também se reuniram.
8 - inicialmente, Fernanda iria morrer no capítulo 90, porém ela só perdeu a vida no capítulo de 25 de agosto, o de número 163.
9 - em termos de audiência, a morte de Fernanda conquistou 56 pontos de média na Grande São Paulo com 62 de pico.
10 - já a cena do tiroteio começou a ser exibida no capítulo 150 em 9 de agosto. Conseguindo no ibope 48 pontos de média e 56 de pico em um sábado.