Aos 48 anos, Flávia Alessandra admitiu que já sentiu incômodo com os comentários recebidos sobre a idade. Segundo a atriz, ela passou a perceber o etarismo [termo utilizado para referir-se à aversão ao envelhecimento] nos elogios que recebe por sua forma física. Para a mulher de Otaviano Costa, as mensagens mostram o quanto ainda é necessário combater o machismo.
"Além do machismo, o etarismo ainda é muito presente na nossa sociedade. Antigamente, a gente não tinha essa visão da mulher. A gente ainda tem muito o etarismo para combater, sim. Incomoda esse 'Nossa, você está muito bem, né? Nem parece que tem a sua idade'. Mas isso está enraizado. O nosso papel é mostrar que podemos fazer a diferença, mostrar o quanto somos ativas, potentes, transformadoras, diversas e ir mudando essa mentalidade cada vez mais", disse à "Glamour".
Afastada da televisão, Flávia Alessandra vem investindo cada vez mais na alimentação saudável e em treinos para cuidar do corpo. Disciplinada e muito focada, ela lançou recentemente uma plataforma de exercícios em casa ao lado do marido e do personal Rafael Lund.
"O objetivo é fazer com que as pessoas entendam que dá sim para inserir o exercício na rotina, mesmo que seja duas ou três vezes por semana. A ideia é democratizar e levar a expertise do Rafa para que todos tenham acesso e saibam tudo o que aprendi ao longo desses anos", explicou.
Apesar de muitas pessoas ainda enxergarem a atividade física para ter um shape sarado, Flávia Alessandra destacou que o foco não é a aparência:
"É um processo de amadurecimento até você criar consciência de que o corpo é uma consequência de algo que você está proporcionando a sua saúde e mente. Nós precisamos desvincular essa ideia de que malhar é para atingir padrões. Se manter ativo é para sua qualidade de vida como um todo e hoje entendo a importância 100% disso", declarou.
De acordo com Flávia, ela está ainda mais atenta à sua saúde: "Sempre senti muita diferença com os exercícios na minha vida. Muda minha disposição, sono, humor... E isso tudo me proporciona mais saúde e qualidade de vida".