O corpo de Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, foi velado na manhã deste domingo (28), no cemitério Jardim da Saudade, localizado em Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O artista morreu há dois dias, após mais de um mês internado em decorrência de um câncer inguinal.
Homenagens de diversas lendas do samba e do pagode marcaram a despedida. Estrelas como Belo, Zeca Pagodinho, Mumuzinho, Dudu Nobre, o grupo Sorriso Maroto e Luiz Carlos, vocalista do Raça Negra, enviaram coroas de flores ao velório. Diversas escolas de samba, como Salgueiro, Portela e Mocidade, também repetiram a homenagem.
Fãs do Molejo levaram cartazes e entoaram os hits clássicos no local. Integrantes da equipe do grupo também marcaram presença na despedida ao colega. O pai de Anderson, o produtor musical Bira Haway, se emocionou ao falar do filho. "Estou com meu coração partido, mas sei que ele vai para um lugar especial. Pena que ele se foi muito jovem", disse o músico, em depoimento publicado pela revista Quem.
Anderson morreu no começo da tarde desta sexta-feira (26). Desde o final de março, ele estava internado em um hospital na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, por conta do agravamento da doença, anunciada ao público no final de 2022. O câncer inguinal afeta o pênis e o ânus e é caracterizado, geralmente, pelo aparecimento de uma íngua na virilha.
No último dia 11, Anderson chegou a voltar para o quarto, mas regressou à UTI na última segunda-feira (22), quando iniciou-se uma campanha de doação de sangue para o sambista. Horas antes do óbito, a equipe médica já havia classificado o estado de saúde como gravíssimo.