O corpo de Abilio Diniz foi velado na manhã desta segunda-feira (19) no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, casa do time de coração do empresário, o São Paulo. Ele faleceu aos 87 anos, vítima de uma insuficiência respiratória causada por um quadro de pneumonite.
Diversas personalidades da sociedade brasileira compareceram para se despedir do empresário. Luciano Huck, que o conhecia desde a infância, foi um deles. "A vida fez bem a ele e ele fez bem ao Brasil. (...) Foi um homem apaixonado pela família, pelos amigos, pelo São Paulo e pelo Brasil", disse o apresentador, em depoimento publicado pelo G1. Mariana Rios, que namora Juca Diniz, um dos netos de Abilio, também marcou presença. Ticiane Pinheiro, Bela Gil e Otávio Mesquita completam a lista.
No meio esportivo, o ex-jogador e assistente técnico Milton Cruz, o ex-piloto Felipe Massa, o presidente do São Paulo, Júlio Casares, e a ex-jogadora de vôlei Ana Moser compareceram ao velório. Entre os políticos, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o ex-presidente Michel Temer e o deputado estadual Eduardo Suplicy prestaram as últimas homenagens a Abilio.
O velório permaneceu aberto ao público até às 15h. O corpo de Abilio será enterrado em uma cerimônia restrita a familiares. Confira a despedida ao empresário na galeria de fotos acima.
Filho mais velho do imigrante Valentim Diniz, Abilio ingressou no mundo dos negócios ainda na juventude, na década de 1940, ao ajudar a família na rotina de uma doceria, com funções que iam da produção das guloseimas às entregas.
Abilio se graduou em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos anos 1950, mesma década em que foi fundado o primeiro mercado do grupo que, futuramente, se tornaria o principal império do varejo no Brasil: o Pão de Açúcar. Segundo a Forbes, o empresário era dono de uma fortuna de US$ 4,2 bilhões.
Nos últimos anos, Abilio atuou como vice-presidente do conselho de administração da rede Carrefour no Brasil e foi presidente do conselho de administração da Península Participações. O empresário se aventurou, também, como apresentador de TV. Em 2022, estreou o programa "Olhares Brasileiros" na CNN Brasil.