Príncipe Charles está com coronavírus! O filho da Rainha Elizabeth II testou positivo para a doença após realizar o exame na última segunda-feira (23). O primeiro na linha de sucessão ao trono britânico recebeu a confirmação da patologia na terça e, no mesmo dia, comunicou o resultado para a mãe e os herdeiros, Príncipe William e Harry. A informação foi anunciada através da assessoria da Clarence House que afastou complicações no estado de saúde. Com 71 anos, o Príncipe de Gales integra o grupo de risco do Covid-19, pandemia com 2271 casos confirmados e 47 mortes no Brasil.
Príncipe Charles suspeitou da doença após exibir alguns sintomas semelhantes ao de uma gripe, como coriza, febre alta e tosse seca. Antes mesmo de receber a confirmação, o sucessor da Rainha Elizabeth não demonstrava complicações no quadro de saúde, assim como a influenciadora brasileira Gabriela Pugliesi. "Ele tem demonstrado sintomas leves, mas permanece saudável e está trabalhando em casa nos últimos dias, como de costume", relatou o comunicado da Clarence House.
O Palácio Clarence House desconhece como o contágio teria acontecido. A assessoria informou que ninguém próximo ao círculo de relacionamento de Príncipe Charles contraiu a doença. Dessa forma, os médicos acreditam que o contágio tenha ocorrido em um dos eventos oficiais realizados nas últimas semanas, antes da quarentena de prevenção a doença ser obrigatória na Inglaterra. "Não é possível determinar de quem o príncipe pegou o vírus devido ao alto número de compromissos que ele desempenhou em seu cargo público nas últimas semanas", dizia o comunicado.
Seguindo recomendações médicas, Príncipe Charles está seguindo a quarentena em sua casa na Escócia. Durante este período, ele está recebendo a companhia da mulher, Camilla. A Duquesa da Cornualha, apesar de ter contato com marido, testou negativo para a doença. Ela realizou o exame junto com o amado e, junto com ele, está se submetendo ao isolamento no Palácio onde mora. O último encontro do casal com a Rainha Elizabeth II, de 93 anos, foi no dia 12 de março, data anterior a possível contaminação. A Rainha da Inglaterra permanece isolada no Castelo de Windsor.
(Por Ana Clara Xavier)