Com diversas famosas na primeira fila dos desfiles em Paris, as grifes estão explorando os estilos clássicos de seus criadores para a semana de moda e apostando em looks que relembram as tendências dos anos 80. Diferentemente de tudo o que já foi visto, a grife Valentino se inspirou em deuses e seres mitológicos da cultura grega, apresentando peças volumosas, coloridas e ornadas com arranjos floridos na cabeça para a coleção outono/inverno 2019. Com a presença de Marina Ruy Barbosa, que prestigiou o evento com um vestido já desfilado pela marca, as passarelas contaram com rostos conhecidos como o de Kaia Gerber.
Comandada por Pierpaolo Piccioli, a marca italiana optou por trazer o estilo oversized com vestidos próprios para as estações frias, além de bermudas largas. O volume foi um aspecto muito explorado pelo estilista, que apresentou a característica não só nas peças, mas também nos cabelos das modelos. Com looks que ultrapassavam os pés, a grife ousou na paleta de cor da coleção, se desviando dos clássicos tons sóbrios e quentes destinados à época mais fria do ano ao exibir uma grande variação de cores fortes e vibrantes. Entre estampas e exemplares de uma só cor, o destaque foi para o monocromático e a escolha pode ser justificada pelo realce alcançado pelos tons utilizados e os tecidos cintilantes.
Para dar mais charme aos looks, o diretor criativo da marca apostou em duas propostas inesperadas, mas que combinavam com a concepção pensada pela grife. Os arranjos floridos envolviam toda a cabeça das modelos, deixando apenas o rosto aparente, e se assemelhavam a capacetes com um formato arredondado. Em outras situações, as manequins tiveram os cabelos presos em um topete superalto e bem volumoso também com um acabamento arredondado.
Com uma pegada mais moderna, Marina acompanhou a exibição da nova coleção em Paris com um half bun. Com metade do cabelo preso em um coque o restante dos fios soltos, o penteado ofereceu certo equilíbrio para o look, já que a atriz usava um vestido clássico e romântico junto com scarpin rosa e joias discretas em tons claros.
(Por Fernanda Casagrande)