A seleção brasileira feminina estreou na Copa do Mundo 2023 na segunda-feora (24). Logo na primeira partida, a equipe venceu o Panamá por 4x0, sendo 3 gols só de Ary Borges. O alto desempenho das meninas ganhou uma ajudinha da tecnologia neste Mundial, garantindo que nada externo atrapalhe a performance das atletas que menstruam.
A Nike, patrocinadora oficial da Seleção, criou uniformes pensados especialmente para as as jogadoras. Os novos calções contam com um short avulso, usado por baixo, com absorvente e revestimento ultrafino para evitar que haja vazamento caso a atleta jogue, ou treine, menstruada.
A tecnologia tem como objetivo fazer com que elas não se preocupem com nada além da partida. A ideia surgiu após reclamações das próprias jogadoras. As 13 seleções patrocinadas pela empresa ganharam a peça extra.
Chamado de "Nike One Leak Protection" a peça tem duas camadas de reforço laminado, além de um forro que absorve e retém o sangue. Além disso, as seleções da França e Inglaterra, que usavam calções brancos, tiveram a cor dos shorts substituída. Ainda não há previsão de venda da nova peça no Brasil.
Se a camisa da seleção masculina era inspirada na onça-pintada, a feminina, que conta com a jogadora mais cara do mundial, faz uma homenagem à biodiversidade brasileira. Além da estampa de folhagem tropical, a peça ainda conta com um grafismo escrito "Mãe Natureza", na altura da nuca.
Além disso, a Nike disponibilizou diferentes modelos de tops para que cada atleta pudesse escolher o que era mais confortável para jogar.