Ary Borges fez história já nos primeiros gols do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023. Na disputa realizada nesta segunda-feira (24) contra o Panamá, a meio-campista se tornou a primeira jogadora brasileira a marcar três gols na sua estreia na Copa. Por esse motivo, reunimos nesta matéria alguns fatos essenciais que você precisa saber para conhecer mais a estrela, que promete ser um dos maiores nomes dessa temporada.
A atleta de 23 anos é natural de São Luís, no Maranhão, e se mudou para São Paulo aos nove com sua família, que buscava melhores condições de vida. Com 11 anos ela já treinava no Centro Olímpico, local que promove a formação de jovens entusiastas dos esportes, onde ficou até ser convidada para entrar para o Sport. Após um ano, ela entrou para o São Paulo e, mais tarde, decidiu migrar para o Palmeiras.
Nesse time, ela ajudou sua equipe a vencer a Copa Paulista, o Paulistão, e ainda garantir o título da Libertadores para o alviverde, chegando a abrir o placar na final em Quito contra o Boca Juniors. Mais tarde, ela decidiu dar um novo passo na carreira e foi jogar pelo Racing Louisville, nos Estados Unidos.
Após dar uma cabeçada aos 18 minutos do primeiro tempo e abrir o placar na disputa realizada em Hindmarsh Stadium, em Adelaide, Ary Borges comemorou com estilo seu gol de estreia na Copa do Mundo Feminina 2023.
Ao lado de Kerolin, a jogadora fez uma dancinha para celebrar o ponto marcado. E, aparentemente, a coreografia ensaiada foi uma verdadeira homenagem à jogadora Marta, quem Ary já admitiu se inspirar bastante.
De acordo com informações divulgadas pela Fifa, cada uma das jogadoras que disputam a Copa do Mundo Feminina recebem regalias por fase avançada, com o salário começando com o mínimo de US$ 30 mil. Então, o prêmio total pode chegar a US$ 270 mil para as atletas do time que vencer o campeonato. Ainda assim, vale lembrar que o valor das jogadoras e da equipe técnica é cerca de 25% do total que foi pago aos profissionais na Copa do Mundo 2022, realizada no Catar.