Já ouvi falar na Madeline Stuart? Se não, você precisa conhecer! Na data em que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, apresentamos essa australiana de 21 anos que se destaca nas passarelas das principais semanas de moda desde 2015 e conhecida como a primeira modelo profissional com Síndrome de Down. Orgulhosa do seu trabalho, Madeline dribla qualquer tipo de preconceito para estar no ambiente onde se sente tão à vontade. "Eu absolutamente amo isso! Sinto-me orgulhosa e feliz quando estou na passarela. É a melhor sensação do mundo. Infelizmente tem havido muita rejeição ao longo do caminho, o que é difícil, mas eu continuo trabalhando duro e tentando quebrar essas barreiras", declarou em recente entrevista para a jornalista Mariah Martinez, publicada no site "Medium". Símbolo de superação, ela já desfilou em anos anteriores na Semana de Moda de Paris, Nova York e Dubai, fez fotos para catálogo de noivas da Rixey Manor e trabalhos para revistas como "Vogue" e "Cosmopolitan". Girl Power, a modelo é uma grande defensora da inclusão e da diversidade no universo da moda. Conheça mais a sua história!
A vontade da australiana de seguir uma trajetória nas passarelas começou em 2014 quando foi a um desfile de moda na cidade de Brisbane com Rosanne, sua mãe. Como ela estava acima do peso e com dificuldade de se movimentar nas aulas de dança e esporte, Madeline passou por uma mudança de hábitos encorajada pela mãe. "Madeline seguiu um processo de reeducação alimentar e começou a fazer exercícios seis dias por semana com um personal trainer, cortou o fast food da alimentação e começou a nadar uma hora por dia. Ela não perdeu peso para se tornar modelo, mas se tornou modelo quando perdeu peso ao se sentir fortalecida e confiante para se exibir", declarou em entrevista ao "Daily Mail". As mudanças influenciaram no seu corpo e hoje, com 23 kg a menos, se avalia como mais saudável - assim como a atriz Anaju Dorigon: "Parece que eu nunca mais terei que passar por uma cirurgia de coração se eu mantiver minha saúde". A dica para manter a forma? Ela conta: "Tente escrever tudo o que você come, você ficará surpreso com a quantidade de comida que você realmente consome. E pegue um pedômetro para contar seus passos. Isso irá encorajá-lo a se mover mais. Perder peso não é fácil, mas vale a pena estar em forma e saudável para viver uma vida mais longa."
Em 2015, após a reeducação alimentar da filha, Rosanne criou um perfil para Madeline em várias redes sociais com o objetivo de mostrar o antes e depois da filha e servir de exemplo para outros jovens seguirem os seus sonhos. A foto viralizou e Madeline se tornou manchete em noticiários de vários países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. A partir daí ela já desfilou em diversos eventos como as Semanas de Moda de Nova York, Paris e Londres, Runway Dubai e Semana da Moda Mercedes Benz. Além disso, apaixonada por dança, é embaixadora da escola de dança 'Inside, Outside, Dance Ensemble'. Em fevereiro de 2017 lançou a sua própria linha de roupas: "21 Reasons Why". Sobre ser um símbolo da luta das pessoas com Down, que tem Anitta no Brasil como defensora da causa ao convidar um dançarino com a síndrome para integrar o seu grupo de bailarinos, Madeline opina: "Viver com uma deficiência não te impede de realizar seus sonhos. Pessoas com deficiências são capazes e merecem as mesmas oportunidades como qualquer outra".
(Por Helena Marques)